




































| |
Imaginário,
cultura e turismo no quarteirão Jorge Amado
Por
COSTA, Aline de
Caldas
|
Resumo:
Esse
trabalho objetiva captar aspectos do imaginário do Quarteirão
Jorge Amado, em Ilhéus, a partir da obra Gabriela
Cravo e Canela (1958), do referido autor, e do material publicitário
elaborado pela agência M21, a
pedido da Ilhéustur, Fundação
Cultural de Ilhéus – FIC - e
Prefeitura Municipal para
apresentar esse roteiro turístico. Formatado a partir da obra, o quarteirão
é tomado como suscitador do interesse do leitor-turista (SIMÕES, 2002), que motivado a deslocamentos (razões
para), busca realizar (razões porque)
mediações históricas e sociais (GUMBRECHT,
1998). Entendendo como bem simbólico a representação do imaginário (ISER,
1996), a pesquisa busca, através de entrevistas semiestruturadas,
apreender significados ausentes aos textos em questão, explorando o
arcabouço sócio-histórico do leitor, o que surge como aspecto de
interesse no sentido de compreender a formação da identidade cultural
(HALL, 1999) regional.
Palavras-chave:
Literatura, cultura, turismo.
Abstract:
The
objective of this work is to catch aspects of the “Quarteirão Jorge
Amado’s” imaginary, in Ilhéus, from the book “Gabriela cravo e
canela” (1985), by the relatedalthor, and from the publicity material
elaborated by the agency M21,
for
the
Ilhéustur, Fundação
Cultural de Ilhéus – FIC – and Prefeitura Municipal, to show
this touristic itineraty. Formated from the book, the book is taken
as cause of the reader-tourist’s interest (SIMÕES, 2002), that
motivated by dislocations (reasons for), try to carry out (reasons why)
historical and social mediation (GUMBRECHT, 1998). Understanding as
symbolic valve the representation of the imaginary (ISER, 1996), the
rescarch look for, through semi-structured interviews, the apreehension of
absent meaning in the texts in evidence, exploring the social-historical
basic of the reader, that emerges as a interesting aspect to understand
the construction of the regional cultural identity (HALL, 1999)
Keywords:
Literature, culture, tourism.
|
O
Conto Hispano-americano: relação entre história e literatura em El
Matadero
Por
FIORUCCI, Rodolfo |
Resumo
O
presente artigo pretende mostrar a importância das obras de arte
em seu contexto histórico, mais especificamente a literatura,
utilizando como amostra o considerado primeiro conto da América
espanhola, El Matadero, escrito por Esteban Echeverría no período
da ditadura de Juan Manuel Rosas; também apontando a
literatura como importante
instrumento de luta em posse das
classes sociais.
Palavras-chaves:
literatura, história, Rosas, Argentina.
The
hispano-american story: relationship between history and literature in El
Matadero.
Abstract
The
present article intends to show the importance of the works of arts in its
historical context, more specifically the literature, using as considered
sample the first story of Spanish America, El Matadero, written by
Esteban Echeverría in the period of the ditactorship of Juan Manuel
Rosas; also showing that art type as important fight instrument in
ownership of the social classes.
Key
words: literature,
history, Rosas, Argentina |
Kholstomér:
uma reflexão da condição humana
Por
GARCIA, Valdinei Gomes |
Resumo:
Pela
sua vasta obra, pelas suas idéias e por sua ação, o conde Tolstói
movimentou como ninguém a sua época e deixou-nos um legado riquíssimo e
profundo, não apenas na literatura, mas na história do pensamento humano
também. Entre seus livros e contos, Kholstomér – A história de um
cavaloé um dos mais importantes, muito embora de extensão
reduzida. Este artigo objetiva-se, portanto, a desenvolver uma reflexão a
partir das idéias do autor contidas neste conto. É essencial, para lhe
compreender a significação, analisá-lo, antes, colocado no interior da
própria vida e obra do autor. Tentar-se-á, por último, invocar alguns
dos aspectos mais fundamentais de sua crítica à sociedade de sua época,
crítica esta que se estende a toda humanidade...
Palavras-chaves:
Tolstói – literatura russa – crítica.
Abstract:
For
it’s vast work, for it’s ideas and for it’s action, the count Tolstói
moved as nobody his time and he left us a rich and deep legacy, not just
in the literature, but also in the history of the human thought. Among his
books and stories, Kholstomér – the story of a horse is one of the most
important, althouger reduced extension. This article is aimed, therefore,
to develop a reflection starting from the author's ideas contained in this
story. It is essential, to understand it’s meaning, to analyze it,
before, placed inside the own life and the author's work. It will be tried,
last, to invoke some of the most fundamental aspects of his critic to the
society of his time, this critic extends to all humanity…
Keywords:
Tolstoi – rusian literature – critic.
|
Pandolfo Bereba: muitas lacunas e uma leitura humanizadora
Por
MANTOVANI, Amanda Aparecida Rodrigueiro |
RESUMO:
A
literatura (e outras formas artísticas), pelo caráter plurissígnico da
linguagem, possibilita ao leitor inúmeras experiências (leituras),
devido aos espaços vazios que convidam o leitor a completá-los,
produzindo significações para a obra. Nesse sentido, ela possui um caráter
humanizador, porque traz a tona, a experiência humana (com aspectos
positivos e negativos), por meio de uma organização ambígua, que
relativiza os valores, propiciando uma visão particularizada do objeto
proposto pela obra. Embasado nesses pressupostos, este artigo objetiva: a)
apresentar algumas reflexões sobre a leitura do texto literário, segundo
Candido e Jauss; e das imagens, conforme Ferrara (leitura do texto não-verbal);
b) apresentar uma possível leitura da história Pandolfo Bereba,
de Eva Furnari, tanto do texto verbal, quanto do não-verbal. Os
resultados das reflexões demonstram que a literatura infantil, como a
literatura para adultos, se bem escrita, permite ao leitor, por meio de
uma leitura interativa, o prazer estético, a reflexão e, portanto, a
humanização.
Palavras-chave:
literatura, imagem, interação, humanização.
ABSTRACT.
Owing
to language’s polysignic characteristics, literature makes feasible a
great many experiences (readings) to the reader. This fact is due to the
gaps suggested to the reader so that s/he may fill them and give diverse
meanings to the text. Literature has thus a humanitarian trait because it
brings the human experience in its positive and negative aspects to the
surface through an ambiguous organization that relativizes values and
gives the reader an idiosyncratic view of the object of the literary work.
The aim of current paper is (1) to present certain aspects on the reading
of the literary text according to Candido and Jauss; and a reading of
images according to Ferrara (reading of the non-verbal text); (b) to
present a possible reading of Eva Furnari’s Pandolfo
Bereba
within the verbal and the non-verbal contexts. Results show that children’s
literature, similar to that produced for adults, gives to the reader an
aesthetic pleasure, reflections and humanization through interactive
reading.
Key
words:
literature; image; interaction; humanization.
|
Viagem e turismo cultural
Por
SACRAMENTO, Sandra Maria Pereira do
|
Resumo:
Este
trabalho vincula o tema viagem ao turismo cultural, na medida em que países
colonizados, como o Brasil, superaram
a condicionante existencial que estabelecia uma cartografia
balizadora capaz de não levar em conta a alteridade.
Palavras-chave:
Turismo cultural – Alteridade e Literatura.
Abstract
This
work ties to the subject trip with the cultural tourism, in the measure
where colonized countries, as Brazil, had surpassed the existencial
condicionante that established a cartography maker capable not to take in
account the alteridade
Key-words:
Cultural tourism - Alteridade and Literatura |
Beat
Bat Bump! Bebop!Dig it??
Ensaiando com beatniks.
A musicalidade jazzística de uma poética espontânea
Por
SANTOS, Lucas Moreira dos |
Resumo:
O
movimento beat provocou um conflito de gerações em razão das atitudes
de seus integrantes em relação à vida e à literatura. Tais atitudes
foram uma negação às instituições e convenções sócio-literárias
de sua época. Os beats criaram um estilo livre, chamado “prosódia bop”,
aplicando à forma de se escrever prosa e poesia a espontaneidade que
observaram no modo como os músicos do Bebop viviam suas vidas e tocavam
suas músicas.
Palavras-chave:
Beats, Jazz e Poesia
Abstract:
The
Beat movement brought about a generation gap due to the attitudes of its
writers towards life and literature, which were a denial of the social and
literary istitutions and conventions of their time. The beats created a
free style, called "bop prosody", aplying to prose and poetry
writing the spontaneity they observed in the way the musicians of Bebop
lived their lives and played their music.
Key
Words:
Beats, Jazz, Poetry |
Apolo
e Dionísio Disputam a Soberania na Obra de Antônio Fraga
por
SILVA, Maria Célia Barbosa Reis da
|
Resumo
O
objetivo deste ensaio é mostrar a disputa pela soberania dos deuses Apolo
e Dioniso na obra do escritor carioca Antônio Fraga. Dioniso, deus
bastardo, da periferia; Fraga, autor marginal — ambos corroem a tradição
nos costumes e no discurso. Apolo, deus da cidade, é a voz que legitima o
poder e o discurso acadêmico. Em Desabrigo, no poema dramático Moinho
e, e em outros escritos, o autor mostra suas faces: a de Dioniso, nas
ações e na fala das personagens que vivem à margem, e a de Apolo, na
citação de nomes e na apropriação de trechos de autores brasileiros e
estrangeiros consagrados, e na estrutura do teatro clássico grego. A
“dança” de Apolo e Dioniso pelas páginas de Fraga reflete a procura
do equilíbrio entre o erudito e o moderno, entre o profano e o sacro,
entre a transgressão e a aceitação, entre a vida e a ficção.
Palavras-chave:
Literatura; Deuses; Cidade, Periferia; Tradição.
Abstract
The
scope of this essay is to show the contention for the supremacy of
divinities—Dionysus and Apollo — on the carioca author’s books, Antônio
Fraga. Dionysus is proscribe god, lives on the field, on the margin of the
city. Fraga and the god of wine destroy part of the speech and custom from
the tradition. Apollo, god of the city, is the voice of the power that
legalizes the government rules in vigor and the academicals speech.
Fraga’s
books are able to translate the double face of his life and his fiction
— from Dionysus and from Apollo. The dance of Dionysus and Apollo on the
lines or on the margin of the page of his books reveals a pursuit of
equilibrium between ancient and modern, between law-breaking e acceptance,
between life and fiction.
Key-Words:
Literature; Gods: City; On the margin; Law-breaking; Tradition.
|
Leitura: aprendizagem e prazer
por
SOUSA, Marivalda Guimarães
|
Resumo:
Desenvolver
o gosto pela leitura é o tema a que se pretende discutir esse texto. É
possível estabelecer um vínculo de prazer ao ato de ler? Tudo depende da
forma como é apresentado tal prática ao individuo na sua mais tenra infância.
Se a leitura do mundo precede a leitura da palavra, estimular o imaginário
da criança através de contos maravilhosos pode ser um bom começo.
Palavras-chave:
Infância, leitura; contos maravilhosos
Abstract:
To
develop the taste for reading is the theme of this paper. Would it be
possible to establish a connection between pleasure and the act of reading? Everything
depends on the way such a practice is introduced to the individual in
first childhood. If the reading of the world precedes the reading of the
word, to the stimulation of the imaginary of the child through wonderful
stories can be a good beginning.
Key-words:
infancy, reading, wonderful
tales |
A cidade cria “heróis”e destrói os “fracos”
Por
TRIVELONI, Marcus Vinicius Garcia
|
Resumo:
O
presente trabalho é o resultado de um ensaio de mestrado em Letras
apresentado no final do ano de 2004 como exigência parcial da Pós-Graduação
da UNESP de Assis para obtenção de título de mestre. O texto faz uma
breve comparação entre os personagens Rubião de Quincas Borba (Machado de Assis) e João Romão de O
cortiço (Aluísio de Azevedo) levando em conta o contato de ambos com
o meio social carioca. Visando a um estilo ensaísta, o texto aqui
apresentado aborda alegoricamente as atitudes humanas sob as asas dos
cientificismos presentes no ambiente fluminense no final do
século XIX. A linha básica do texto defende a idéia de que a
metrópole carioca coroou os malandros exploradores e eliminou os
explorados ingênuos. As degradações do meio e dos sujeitos aliadas às
negações dos antigos valores éticos e morais serviram de argumentos
para que nossos escritores criassem teses sociológicas e enredos miméticos
a fim de promover a obra literária como um reflexo do ambiente social
brasileiro. O objetivo aqui presente é levantar pressupostos e reflexões
acerca dos dois romances produzidos no Realismo/Naturalismo brasileiro e
apontar a influência que o ambiente urbano exerce sobre seus habitantes.
Palavras-chave.
Romance, Literatura, Machado de Assis, Aluísio de Azevedo, Meio urbano.
Abstract:
The present work is the result of a post graduation essay presented in the
end of 2004 as a partial request of UNESP in Assis in order to get the
master title. The text brings a brief comparison between the characters
Rubião in Quincas Borba, of Machado de Assis and João Romão, in O Cortiço,
of Aluísio de Azevedo. Taking into account the contact of both characters
with carioca social environment. Having as object a essay style, the text
represented approaches of human attitudes under scientific wings presented
in Fluminense environment in the end of nineteenth century. The basic line
of the text defends the idea that Rio de Janeiro’s metropolis erowned
the explorer “malandros” and vanished the fool ones. The environment
and subject environment joined with the denial of old ethic and moral
values with were used as arguments so that our writers created
sociological theses and plot in order to promote the literature as a
reflex of the Brazilian social environment.
Key–Words:
Novels. Literature.
Machado de Assis. Alvares de Azevedo. Social
environment.
|
|