



































Por
que Urutágua?
O
Urutágua, também conhecido como Urutau e Mãe-da-lua,
é uma ave rara noturna da fauna paranaense e nacional. Seu canto triste
expressa, segundo a lenda, um lamento pela perda da amada. Mimética,
confunde-se com seu habitat, observa tudo à sua volta. Esta característica
explica o nome da revista. Contudo, seu objetivo é estimular a reflexão
para além da condição do
observador! |
|
| |
Raízes
do Brasil: uma
interlocução entre Simmel, Weber e Sérgio Buarque de Holanda
Por
FERREIRA, Edilaine Custodio
|
RESUMO
Este
artigo pretende traçar uma ponte entre Georg Simmel, Max Weber e Sérgio
Buarque de Holanda, por meio da interlocução entre os tipos sociais ambíguos
(de Simmel), os tipos ideais (de Weber) e os pares antagônicos (de
Holanda). Buscando a essência dos argumentos apresentados pelo autor de
“Raízes do Brasil” em sua busca de uma compreensão da sociedade
brasileira.
Palavras-chaves:
Sérgio Buarque, Georg Simmel, Max Weber, Sociedade brasileira.
ROOTS
OF BRAZIL: AN INTERLOCUTION AMONG SIMMEL, WEBER AND SÉRGIO BUARQUE DE
HOLANDA
ABSTRACT
This
article intends to trace a bridge between Georg Simmel, Max Weber and
Sergio Buarque de Holanda, through the interlocution among the ambiguous
social types (by Simmel), the ideal types (by Weber), and the antagonistic
pairs (by Holanda). Searching the essence of the arguments presented by
the author of “Roots of Brazil”
in its search of understanding the
Brazilian society.
Key
words: Sergio Buarque, Georg Simmel,
Max Weber, Brazilian society
|
O discurso-arte de Chico Buarque: poder sobre o sujeito brasileiro
Por
KOGAWA, João Marcos Mateus |
RESUMO
Neste
artigo, propomos uma análise do discurso da canção Construção, de
Chico Buarque. Com ele, visamos a uma possível leitura sobre a importância
histórica da canção - enquanto prática discursiva (no período
ditatorial) - como denunciadora de um poder que exclui determinado tipo de
sujeito. Nesse sentido, acreditamos ser possível, por meio da arte,
formar parte da consciência crítica de uma nação e fazer com que essa
nação pense sua estrutura sócio-política.Para isso, utilizaremos os
conceitos de sujeito, poder, história e discurso, baseados na teoria da
Análise do Discurso de linha francesa (AD), sob a ótica de Mikhail
Bakhtin – teórico russo que elaborou conceitos incorporados pela AD
–, e Michel Foucault.
PALAVRAS-CHAVE:
Sujeito; Poder; História;
Discurso; Canção
ABSTRACT
In
this paper, we propose the discursive analysis of “Construção” song’s,
by Chico Buarque. We intend, with this essay, a reading of the historical
importance of the song - while discursive pratical (in the dictatorial
period) - as power’s denouncer that excluded one type of subject. In
that meaning, we think that is possible, through of the art, to form part
of the critical conscience of the one nation and to make with that nation
thinks about your social-political structure human being. For this, we’ll
use, while teoric embasament, the Discursive Analysis of French line.
While theorizers, we’ll work with Mikhail Bakhtin –Russian theorizer
that elaborated concepts incorporated by Discursive Analysis – and
Michel Foucault’s concepts, for example: subject, power’s system,
history and discourse.
KEYWORDS:
Subject;
Power; History; Discourse; Song
|
Gildo
Macedo Lacerda – Um Protagonista Anônimo da História
Pensando
a Micro-História e Suas Possibilidades
Por
LACERDA FILHO, Mozart |
Resumo:
Estudo
sobre Gildo Lacerda, ex-militante do Movimento Estudantil
e da Ação Popular (AP), durante o regime militar, assassinado
pela repressão, em outubro de 1973, em Recife. A micro-história foi o
referencial utilizado. Gildo teve uma militância intensa. Em Uberaba, foi
um dos mais combativos militantes, sendo orador da União Estudantil
Uberabense (UEU), presidente do Grêmio Machado de Assis do colégio Dr.
José Ferreira e membro da Ação Popular. Em Belo Horizonte, em 1968,
ingressa no curso de economia da UFMG. É eleito delegado para o XXX
Congresso da UNE. Em 1969, elege-se vice-presidente da UNE e entra na
clandestinidade. Quando a AP torna-se APML, Gildo é escolhido para a direção
Nacional. Em 1972 casou-se com Mariluce Moura. Desse casamento, nasceria
uma filha que jamais conheceu. As circunstâncias de sua morte ainda não
foram esclarecidas e seu corpo jamais foi devolvido à família.
Palavras-chaves:
Ditadura militar, Movimento Estudantil, Ação Popular, Micro-história,
Uberaba.
Abstract:
Study
about Gildo Lacerda, ex-participating from “Movimento Estudantil” and
Ação Popular (AP), during the military regime, murdered by the
repression in october, 1973, in Recife. The micro-history was the poin of
reference used. Gildo was an intense militant. In Uberaba, he was one of
the bravest militants, being the one who made the speeches in União
Estudantil Uberabense (UEU), president of Grêmio Machado de Assis from
Colégio Dr. José Ferreira and member of the “Ação Popular”
(Popular Action). In Belo Horizonte, in 1968, enters the economy course
from UFMG. He´s elected delegate for the XXX UNE congress. In 1969 was
elected vice-president of UNE and becames a clandestine. When “AP”
becames APML, Gildo is chosen for Mariluce Moura. From this marriage, a
girl who he never knew was Born. Yhe circunstances of his death haven´t
been clarified yet; neither his body has ever been returned to his family.
Key
words:
Military Dictatorship, Estudantil Movement, Popular Action, Micro-history,
Uberaba.
|
Circularidade cultural e religiosidade popular no Brasil Colonial: uma análise historiográfica de O Diabo e a Terra de Santa Cruz
Por
MACEDO, Helder Alexandre Medeiros de
|
Resumo
Análise
da obra O diabo e a Terra de Santa Cruz (1986), de Laura de Mello e Souza,
procurando verificar as influências teóricas da autora e sua contribuição
para a renovação da historiografia brasileira de 1980 em diante.
Palavras-chave:
Cultura - Religiosidade popular - Historiografia
Abstract
It
analyzes the work O diabo e a Terra
de Santa Cruz (1986), of Laura de Mello e Souza, trying to verify the
author's theoretical influences and your contribution for the renewal of
the Brazilian historiography of the eighties in before.
Key-Words:
Culture
- Popular Religiosity – Historiography
|
Sobre
a Guerra do Paraguai
Por
MILANESI, Dálcio Aurélio
|
Resumo
Este artigo tem por meta principal identificar as
causas da Guerra do Paraguai – grande conflito ocorrido na segunda
metade da década de 1860 entre este país e a Tríplice Aliança. O tema
é da maior relevância, pois está diretamente relacionado às razões do
subdesenvolvimento da América Latina. O texto também apresenta uma análise
crítica da abordagem do assunto presente nos livros didáticos
brasileiros. O corpus é, portanto, composto quase exclusivamente por textos extraídos
de livros didáticos brasileiros de história do Brasil de 6ª série e de
ensino médio.
Palavras-chaves: Guerra do Paraguai; Tríplice Aliança;
Livros Didáticos.
Abstract
This article intends to find
the causes of the Paraguayan War – a great conflict between this country
and the Triple Alliance. This
issue is very important because it relates to the Latin America’s
underdevelopment reasons. The work also analyses, critically, Brazilian
textbooks that deal with this subject.
Key-words: Paraguayan War; Triple Alliance; Textbooks.
|
A
narrativa histórica em debate: algumas perspectivas
Por
MOSCATELI, Renato |
Resumo
O
presente texto busca tecer algumas considerações éticas, estéticas e
epistemológicas a respeito da disciplina histórica, sobretudo em face do
impacto que certas proposições do “pós-modernismo” têm causado nas
atividades dos historiadores. O artigo aborda a escrita da História sob a
perspectiva da criação de narrativas, e discute as principais características
dessa modalidade textual a fim de comparar determinados aspectos –
sobretudo os estéticos – das obras produzidas por historiadores e
daquelas de autoria dos literatos. A partir de tal confronto, discute-se
algumas questões polêmicas nos domínios da historiografia, como a oposição
entre História narrativa e História analítica, bem como a possibilidade
de o discurso do historiador “representar” a realidade do processo
histórico. Para concluir, o artigo aborda as conseqüências éticas
decorrentes da redução da narrativa histórica a mero artefato literário,
redução que pode ocorrer graças aos ataques “pós-modernos” contra
os estatutos epistemológicos da História.
Palavras-chave:
História; Narrativa; Pós-modernidade.
Abstract
This
text weaves some ethical, aesthetic and epistemological considerations on
the History, over all in face of the impact that certain proposals of the
“postmodernism” have caused in the activities of the historians. The
article approaches the writing of History under the perspective of the
creation of narratives, and discusses the main characteristics of this
textual modality in order to compare certain aspects – especially the
aesthetic ones – of the works produced by historians and of those
written by literats. From this confrontation, one discusses some polemic
questions in the domains of the historiography, as the opposition between
narrative History and analytical History, as well the possibility of the
historian’s speech “to represent” the reality of the historical
process. To conclude, the article approaches the ethical consequences
decurrent of the reduction of the historical narrative to a mere literary
device, reduction that can occur thanks to the “postmodern” attacks
against the epistemological statutes of History.
Key
words:
History; Narrative; Postmodernity. |
|