nova fase

revista acadêmica multidisciplinar

Centro de Estudos Sobre Intolerância - Maurício Tragtenberg

Departamento de Ciências Sociais - Universidade Estadual de Maringá (DCS/UEM)

DCS - III Seminário de Ciências Sociais - O saber e a produção do conhecimento nas Ciências Sociais - de 26/09 a 30/09/2005 - clique... normas para apresentação de trabalhos...

Conselho Editorial
Conselho Consultores
Eventos & News
Publicar/Normas
Administração
Anarquismo
Antropologia
Arte
Cinema & Política
Cooperativismo
Direito
Direitos Humanos
Economia
Economia Política
Economia Rural
Educação
Filosofia
Filosofia da História
Filosofia Política
História
Identidade & Gênero
Linguistica
Literatura
Literatura & Política
Marxismo
Política
Política Internacional
Psicanálise
Psicologia da Educação
Sociedade
Sociologia
Sociologia do Trabalho
Sociologia Jurídica
Sociologia Urbana
Turismo
Resenhas & Livros

Por que Urutágua?

O Urutágua, também conhecido como Urutau e Mãe-da-lua, é uma ave rara noturna da fauna paranaense e nacional. Seu canto triste expressa, segundo a lenda, um lamento pela perda da amada. Mimética, confunde-se com seu habitat, observa tudo à sua volta. Esta característica explica o nome da revista. Contudo, seu objetivo é estimular a reflexão para além da condição do observador!

 

Edições anteriores

01 02 03 04
05 06    

Raízes do Brasil: uma interlocução entre Simmel, Weber e Sérgio Buarque de Holanda

Por FERREIRA, Edilaine Custodio

RESUMO

Este artigo pretende traçar uma ponte entre Georg Simmel, Max Weber e Sérgio Buarque de Holanda, por meio da interlocução entre os tipos sociais ambíguos (de Simmel), os tipos ideais (de Weber) e os pares antagônicos (de Holanda). Buscando a essência dos argumentos apresentados pelo autor de “Raízes do Brasil” em sua busca de uma compreensão da sociedade brasileira.

Palavras-chaves: Sérgio Buarque, Georg Simmel, Max Weber, Sociedade brasileira.

ROOTS OF BRAZIL: AN INTERLOCUTION AMONG SIMMEL, WEBER AND SÉRGIO BUARQUE DE HOLANDA

ABSTRACT

This article intends to trace a bridge between Georg Simmel, Max Weber and Sergio Buarque de Holanda, through the interlocution among the ambiguous social types (by Simmel), the ideal types (by Weber), and the antagonistic pairs (by Holanda). Searching the essence of the arguments presented by the author of “Roots of Brazil” in its search of understanding  the Brazilian society.

Key words: Sergio Buarque, Georg Simmel, Max Weber, Brazilian society

O discurso-arte de Chico Buarque: poder sobre o sujeito brasileiro

Por KOGAWA, João Marcos Mateus

RESUMO

Neste artigo, propomos uma análise do discurso da canção Construção, de Chico Buarque. Com ele, visamos a uma possível leitura sobre a importância histórica da canção - enquanto prática discursiva (no período ditatorial) - como denunciadora de um poder que exclui determinado tipo de sujeito. Nesse sentido, acreditamos ser possível, por meio da arte, formar parte da consciência crítica de uma nação e fazer com que essa nação pense sua estrutura sócio-política.Para isso, utilizaremos os conceitos de sujeito, poder, história e discurso, baseados na teoria da Análise do Discurso de linha francesa (AD), sob a ótica de Mikhail Bakhtin – teórico russo que elaborou conceitos incorporados pela AD –, e Michel Foucault.

PALAVRAS-CHAVE: Sujeito; Poder; História; Discurso; Canção

ABSTRACT

In this paper, we propose the discursive analysis of “Construção” song’s, by Chico Buarque. We intend, with this essay, a reading of the historical importance of the song - while discursive pratical (in the dictatorial period) - as power’s denouncer that excluded one type of subject. In that meaning, we think that is possible, through of the art, to form part of the critical conscience of the one nation and to make with that nation thinks about your social-political structure human being. For this, we’ll use, while teoric embasament, the Discursive Analysis of French line. While theorizers, we’ll work with Mikhail Bakhtin –Russian theorizer that elaborated concepts incorporated by Discursive Analysis – and Michel Foucault’s concepts, for example: subject, power’s system, history and discourse.

KEYWORDS: Subject; Power; History; Discourse; Song

Gildo Macedo Lacerda – Um Protagonista Anônimo da História

Pensando a Micro-História e Suas Possibilidades

Por LACERDA FILHO, Mozart

Resumo:  

Estudo sobre Gildo Lacerda, ex-militante do Movimento Estudantil  e da Ação Popular (AP), durante o regime militar, assassinado pela repressão, em outubro de 1973, em Recife. A micro-história foi o referencial utilizado. Gildo teve uma militância intensa. Em Uberaba, foi um dos mais combativos militantes, sendo orador da União Estudantil Uberabense (UEU), presidente do Grêmio Machado de Assis do colégio Dr. José Ferreira e membro da Ação Popular. Em Belo Horizonte, em 1968, ingressa no curso de economia da UFMG. É eleito delegado para o XXX Congresso da UNE. Em 1969, elege-se vice-presidente da UNE e entra na clandestinidade. Quando a AP torna-se APML, Gildo é escolhido para a direção Nacional. Em 1972 casou-se com Mariluce Moura. Desse casamento, nasceria uma filha que jamais conheceu. As circunstâncias de sua morte ainda não foram esclarecidas e seu corpo jamais foi devolvido à família.

Palavras-chaves: Ditadura militar, Movimento Estudantil, Ação Popular, Micro-história, Uberaba.

Abstract

Study about Gildo Lacerda, ex-participating from “Movimento Estudantil” and Ação Popular (AP), during the military regime, murdered by the repression in october, 1973, in Recife. The micro-history was the poin of reference used. Gildo was an intense militant. In Uberaba, he was one of the bravest militants, being the one who made the speeches in União Estudantil Uberabense (UEU), president of Grêmio Machado de Assis from Colégio Dr. José Ferreira and member of the “Ação Popular” (Popular Action). In Belo Horizonte, in 1968, enters the economy course from UFMG. He´s elected delegate for the XXX UNE congress. In 1969 was elected vice-president of UNE and becames a clandestine. When “AP” becames APML, Gildo is chosen for Mariluce Moura. From this marriage, a girl who he never knew was Born. Yhe circunstances of his death haven´t been clarified yet; neither his body has ever been returned to his family.

Key words: Military Dictatorship, Estudantil Movement, Popular Action, Micro-history, Uberaba.

Circularidade cultural e religiosidade popular no Brasil Colonial: uma análise historiográfica de O Diabo e a Terra de Santa Cruz

Por MACEDO, Helder Alexandre Medeiros de

Resumo

Análise da obra O diabo e a Terra de Santa Cruz (1986), de Laura de Mello e Souza, procurando verificar as influências teóricas da autora e sua contribuição para a renovação da historiografia brasileira de 1980 em diante.

Palavras-chave: Cultura - Religiosidade popular - Historiografia

Abstract

It analyzes the work O diabo e a Terra de Santa Cruz (1986), of Laura de Mello e Souza, trying to verify the author's theoretical influences and your contribution for the renewal of the Brazilian historiography of the eighties in before.

Key-Words: Culture - Popular Religiosity – Historiography

Sobre a Guerra do Paraguai

Por MILANESI, Dálcio Aurélio

Resumo

Este artigo tem por meta principal identificar as causas da Guerra do Paraguai – grande conflito ocorrido na segunda metade da década de 1860 entre este país e a Tríplice Aliança. O tema é da maior relevância, pois está diretamente relacionado às razões do subdesenvolvimento da América Latina. O texto também apresenta uma análise crítica da abordagem do assunto presente nos livros didáticos brasileiros. O corpus é, portanto, composto quase exclusivamente por textos extraídos de livros didáticos brasileiros de história do Brasil de 6ª série e de ensino médio.

Palavras-chaves: Guerra do Paraguai; Tríplice Aliança; Livros Didáticos.

Abstract

This article intends to find the causes of the Paraguayan War – a great conflict between this country and the Triple Alliance.  This issue is very important because it relates to the Latin America’s underdevelopment reasons. The work also analyses, critically, Brazilian textbooks that deal with this subject.

Key-words: Paraguayan War; Triple Alliance; Textbooks.

A narrativa histórica em debate: algumas perspectivas

Por MOSCATELI, Renato

Resumo

O presente texto busca tecer algumas considerações éticas, estéticas e epistemológicas a respeito da disciplina histórica, sobretudo em face do impacto que certas proposições do “pós-modernismo” têm causado nas atividades dos historiadores. O artigo aborda a escrita da História sob a perspectiva da criação de narrativas, e discute as principais características dessa modalidade textual a fim de comparar determinados aspectos – sobretudo os estéticos – das obras produzidas por historiadores e daquelas de autoria dos literatos. A partir de tal confronto, discute-se algumas questões polêmicas nos domínios da historiografia, como a oposição entre História narrativa e História analítica, bem como a possibilidade de o discurso do historiador “representar” a realidade do processo histórico. Para concluir, o artigo aborda as conseqüências éticas decorrentes da redução da narrativa histórica a mero artefato literário, redução que pode ocorrer graças aos ataques “pós-modernos” contra os estatutos epistemológicos da História.

Palavras-chave: História; Narrativa; Pós-modernidade.

Abstract

This text weaves some ethical, aesthetic and epistemological considerations on the History, over all in face of the impact that certain proposals of the “postmodernism” have caused in the activities of the historians. The article approaches the writing of History under the perspective of the creation of narratives, and discusses the main characteristics of this textual modality in order to compare certain aspects – especially the aesthetic ones – of the works produced by historians and of those written by literats. From this confrontation, one discusses some polemic questions in the domains of the historiography, as the opposition between narrative History and analytical History, as well the possibility of the historian’s speech “to represent” the reality of the historical process. To conclude, the article approaches the ethical consequences decurrent of the reduction of the historical narrative to a mere literary device, reduction that can occur thanks to the “postmodern” attacks against the epistemological statutes of History.

Key words: History; Narrative; Postmodernity.

©Copyright 2001/2005 - Revista Urutágua - revista acadêmica multidisciplinar
 Centro de Estudos Sobre Intolerância - Maurício Tragtenberg

Departamento de Ciências Sociais
Universidade Estadual de Maringá (UEM)
Av. Colombo, 5790 - Campus Universitário
87020-900 - Maringá/PR - Brasil - Email: rev-urutagua@uem.br 

Publicada em 03.12.04 - Última atualização: 12 agosto, 2005.