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que Urutágua?
O
Urutágua, também conhecido como Urutau e Mãe-da-lua,
é uma ave rara noturna da fauna paranaense e nacional. Seu canto triste
expressa, segundo a lenda, um lamento pela perda da amada. Mimética,
confunde-se com seu habitat, observa tudo à sua volta. Esta característica
explica o nome da revista. Contudo, seu objetivo é estimular a reflexão
para além da condição do
observador! |
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A
indecidibilidade enquanto desconstrução da hermenêutica: a primazia da
metáfora da escritura
Por
SILVA,
Francisco
de Fátima da
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Resumo:
A
desconstrução de conceitos da hermenêutica se encontra latente em sua
própria reflexão, devido às aporias que fundamentam seu discurso
enquanto instituição. A questão central que subjaz esse discurso
é a interpretação do axioma de Heidegger: “o metafórico só existe
no interior da metafísica”. Tal axioma desafia a fundação da diferença
que Aristóteles procurou preservar nos domínios da filosofia e da
literatura. Com isto, a diferença não é a do tipo um grau a mais, é
uma manifestação baseada na lógica do “nem/nem” oposta a do “isto
ou aquilo”. Nesta instância, uma coisa difere da outra ao deferir de
outra, cada uma pertencendo ao “mesmo” lugar. Com Heidegger, como
sugerem Derrida e Ricoeur, somos convidados a permanecer num espaço do
indecidível. A questão do indecidível desloca na hermenêutica a questão
do significado: não há mais polissemia, mas sim disseminação que
promovida pela escrita impossibilita a hermenêutica o resgate da verdade.
Palavras-chave:
desconstrução, hermenêutica, literatura
Abstract:
The
deconstruction of concepts from the hermeneutics is found in its own
reflexion, due to the apories that its discours is based on as institution.
The pivotal question under this discours is the interpretation of the
Heidegger’s axiom: “the metaphorical only exists into the metaphisics”.
Such an axiom defies the foundation of the difference which Aristotes
wanted to preserve into the domains of the philosophy and the literature.
So, the difference is not that of a more one degree, it is the
manifestation based on the logics of “nor/nor” oposed by the “this
or that”. In this instance, a thing difers from the other on defering
from another, each one belonging to the “same” place. With Heidegger,
like Derrida and Ricoeur had sugested, we are invited to stand into the
space of the indecidible. The question of the indecibible move into the
hermeneutics the question of the signified: there is no more polyssemy,
but dissemination promoted by the writing becomes impossible to
rescue the truth by the hermeneutics.
Key-Words:
deconstruction, hermeneutics, literature.
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