



































Por
que Urutágua?
O
Urutágua, também conhecido como Urutau e Mãe-da-lua,
é uma ave rara noturna da fauna paranaense e nacional. Seu canto triste
expressa, segundo a lenda, um lamento pela perda da amada. Mimética,
confunde-se com seu habitat, observa tudo à sua volta. Esta característica
explica o nome da revista. Contudo, seu objetivo é estimular a reflexão
para além da condição do
observador! |
|
| |
As
prostitutas de Tocaia Grande: uma identidade em construção
Por
ARAGÃO, Marcelo Silva de
|
Resumo
O
presente trabalho tem por objetivo fazer uma breve análise da
representação identitária das prostitutas na obra Tocaia
Grande: a face obscura. Para tanto, consideramos que o autor parte a
uma nova empreitada neste romance, já que ele decide, declaradamente,
contar a história na perspectiva dos excluídos. Percebemos, neste caso,
uma certa centralidade das prostitutas na formação do ‘‘arruado’’
de Tocaia Grande. Nessa política de reestruturação, diferentemente de Terras do Sem Fim,
o autor dará voz as meretrizes que, por sua vez, darão uma importante
contribuição na formação do lugarejo em que se passa a narrativa.
Nesse sentido, buscamos perceber a enunciação feminina na obra, tendo
por base a construção da identidade feminina, perpassando pelos
conceitos de multiplicidade nas questões de identidade
do sujeito.
Palavras-chave:
identidade, gênero, prostitutas.
Abstract
This
work aims at giving a brief analysis of the representation of identity of
the prostitutes in Tocaia Grande: a face obscura. To do this, we
consider that the writer is undertaking a new taste in his novel, because
he has decided, according to his own declarations, to tell the story from
the angle of the excluded. In this case we may perceive a certain
centrality in the prostitutes in the growth of the “village” of Tocaia
Grande. In this strategy of restructuring, different from that of Terras
do Sem Fim, the author gives a voice to the “girls” who, in their
turn, will make an important contribution to the growth of the little
community in wich the narrative takes place. In this sense we are trying
to perceive the definition of the feminine in the work, from the basis of
the construction of female identity, as filtered through concepts of
multiplicity in questions of the identity of the subject.
Key-words:
identity,
gender, prostitutes.
|
A
Dupla Objetificação da Mulher em A Escrava Isaura: uma Amostragem do
Poder Patriarcal
Por
CARNEIRO, Cristina Helena |
Resumo:
O
objetivo deste trabalho é analisar a personagem feminina Isaura, do
romance escrito por Guimarães, à luz dos estudos pós-coloniais e
feministas, focalizando a influência do sistema patriarcal/imperialista
na construção da personagem, bem como evidenciando o papel secundário
da mulher neste mesmo sistema.
Palavras-chave:
objetificação da mulher, patriarcalismo, imperialismo, sujeito-objeto.
Abstract
The
double objectification of woman in A Escrava Isaura: a glimpse into
patriarchalism. The
aim of this paper is to analyze the female character Isaura based on
post-colonialist and feminist studies, focusing the influence of
imperialist and patriarchal system on the construction of the character
and also demonstrating the woman’s secondary role in this system.
Key
words:
woman objectification, patriarchalism, imperialism, subject-object.
|
A
Construção Discursiva das Personagens Femininas em As Velhas
Por
SANTANA,
Gisane Souza |
Resumo
Este
estudo apresenta uma análise sobre
a questão identitária e cultural da mulher da nação grapiúna, a
partir da obra As Velhas, de
Adonias Filho. Tal romance está
centralizado em quatro personagens femininas: Tari Januária, Zefa Cinco,
Zonga e Lina de Todos. Com base em MOREIRA2003; SACRAMENTO, 2004; SANTIAGO,
2000 e HALL, 1999, foram observados os aspectos da construção
discursiva destas
personagens, procurando delinear o perfil de cada uma delas. Desse modo, o
estudo se propõe a contribuir para a discussão sobre a representação
do papel da mulher na implantação da lavoura cacaueira no Sul
da Bahia.
Palavras-chave:
questão identitária, questão cultural, mulher
Abstract
This
study it presents an analysis on the identitária and cultural question of
the woman of the nation grapiúna, from the workmanship the Old ones, of
Adonias Son. Such romance is centered in four feminine personages: Tari
Januária, Zefa Cinco, Zonga and Lina de Todos. On the basis of
MOREIRA2003; SACRAMENTO, 2004; SANTIAGO, 2000 and HALL, 1999, had been
observed the aspects of the discursiva construction of these personages,
looking for delinearo profile of each one delas.Desse way, the study if it
considers to contribute for the quarrel on the representation of the paper
of the woman in the implantation of the cacaueira farming in the South of
the Bahia.
Key-words:
identitária question, cultural question, woman
|

|