nova fase

revista acadêmica multidisciplinar

Centro de Estudos Sobre Intolerância - Maurício Tragtenberg

Departamento de Ciências Sociais - Universidade Estadual de Maringá (DCS/UEM)

DCS - III Seminário de Ciências Sociais - O saber e a produção do conhecimento nas Ciências Sociais - de 26/09 a 30/09/2005 - clique... normas para apresentação de trabalhos...

Conselho Editorial
Conselho Consultores
Eventos & News
Publicar/Normas
Administração
Anarquismo
Antropologia
Arte
Cinema & Política
Cooperativismo
Direito
Direitos Humanos
Economia
Economia Política
Economia Rural
Educação
Filosofia
Filosofia da História
Filosofia Política
História
Identidade & Gênero
Linguistica
Literatura
Literatura & Política
Marxismo
Política
Política Internacional
Psicanálise
Psicologia da Educação
Sociedade
Sociologia
Sociologia do Trabalho
Sociologia Jurídica
Sociologia Urbana
Turismo
Resenhas & Livros

Por que Urutágua?

O Urutágua, também conhecido como Urutau e Mãe-da-lua, é uma ave rara noturna da fauna paranaense e nacional. Seu canto triste expressa, segundo a lenda, um lamento pela perda da amada. Mimética, confunde-se com seu habitat, observa tudo à sua volta. Esta característica explica o nome da revista. Contudo, seu objetivo é estimular a reflexão para além da condição do observador!

 

Edições anteriores

01 02 03 04
05 06    

As prostitutas de Tocaia Grande: uma identidade em construção

Por ARAGÃO, Marcelo Silva de

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo fazer uma breve análise da representação identitária das prostitutas na obra Tocaia Grande: a face obscura. Para tanto, consideramos que o autor parte a uma nova empreitada neste romance, já que ele decide, declaradamente, contar a história na perspectiva dos excluídos. Percebemos, neste caso, uma certa centralidade das prostitutas na formação do ‘‘arruado’’ de Tocaia Grande. Nessa política de reestruturação, diferentemente de Terras do Sem Fim, o autor dará voz as meretrizes que, por sua vez, darão uma importante contribuição na formação do lugarejo em que se passa a narrativa. Nesse sentido, buscamos perceber a enunciação feminina na obra, tendo por base a construção da identidade feminina, perpassando pelos conceitos de multiplicidade nas questões de identidade do sujeito.

Palavras-chave: identidade, gênero, prostitutas.

Abstract

This work aims at giving a brief analysis of the representation of identity of the prostitutes in Tocaia Grande: a face obscura. To do this, we consider that the writer is undertaking a new taste in his novel, because he has decided, according to his own declarations, to tell the story from the angle of the excluded. In this case we may perceive a certain centrality in the prostitutes in the growth of the “village” of Tocaia Grande. In this strategy of restructuring, different from that of Terras do Sem Fim, the author gives a voice to the “girls” who, in their turn, will make an important contribution to the growth of the little community in wich the narrative takes place. In this sense we are trying to perceive the definition of the feminine in the work, from the basis of the construction of female identity, as filtered through concepts of multiplicity in questions of the identity of the subject.

Key-words: identity, gender, prostitutes.

A Dupla Objetificação da Mulher em A Escrava Isaura: uma Amostragem do Poder Patriarcal

Por CARNEIRO, Cristina Helena

Resumo:

O objetivo deste trabalho é analisar a personagem feminina Isaura, do romance escrito por Guimarães, à luz dos estudos pós-coloniais e feministas, focalizando a influência do sistema patriarcal/imperialista na construção da personagem, bem como evidenciando o papel secundário da mulher neste mesmo sistema.

Palavras-chave: objetificação da mulher, patriarcalismo, imperialismo, sujeito-objeto.

Abstract

The double objectification of woman in A Escrava Isaura: a glimpse into patriarchalism. The aim of this paper is to analyze the female character Isaura based on post-colonialist and feminist studies, focusing the influence of imperialist and patriarchal system on the construction of the character and also demonstrating the woman’s secondary role in this system.

Key words: woman objectification, patriarchalism, imperialism, subject-object.

A Construção Discursiva das Personagens Femininas em As Velhas

Por SANTANA, Gisane Souza

Resumo

Este estudo apresenta uma análise  sobre a questão identitária e cultural da mulher da nação grapiúna, a partir da obra As Velhas, de Adonias Filho. Tal romance está centralizado em quatro personagens femininas: Tari Januária, Zefa Cinco, Zonga e Lina de Todos. Com base em MOREIRA2003; SACRAMENTO, 2004; SANTIAGO, 2000 e HALL, 1999, foram observados os aspectos da construção discursiva  destas personagens, procurando delinear o perfil de cada uma delas. Desse modo, o estudo se propõe a contribuir para a discussão sobre a representação do papel da mulher na implantação da lavoura cacaueira no Sul da Bahia.

Palavras-chave: questão identitária, questão cultural, mulher

Abstract

This study it presents an analysis on the identitária and cultural question of the woman of the nation grapiúna, from the workmanship the Old ones, of Adonias Son. Such romance is centered in four feminine personages: Tari Januária, Zefa Cinco, Zonga and Lina de Todos. On the basis of MOREIRA2003; SACRAMENTO, 2004; SANTIAGO, 2000 and HALL, 1999, had been observed the aspects of the discursiva construction of these personages, looking for delinearo profile of each one delas.Desse way, the study if it considers to contribute for the quarrel on the representation of the paper of the woman in the implantation of the cacaueira farming in the South of the Bahia.

Key-words: identitária question, cultural question, woman

©Copyright 2001/2005 - Revista Urutágua - revista acadêmica multidisciplinar
 Centro de Estudos Sobre Intolerância - Maurício Tragtenberg

Departamento de Ciências Sociais
Universidade Estadual de Maringá (UEM)
Av. Colombo, 5790 - Campus Universitário
87020-900 - Maringá/PR - Brasil - Email: rev-urutagua@uem.br 

Publicada em 03.12.04 - Última atualização: 10 agosto, 2005.