revista acadêmica multidisciplinar

Centro de Estudos Sobre Intolerância - Maurício Tragtenberg

Departamento de Ciências Sociais - Universidade Estadual de Maringá (DCS/UEM)

Conselho Editorial
Conselho Consultores
Eventos & News
Publicar/Normas
Administração
Anarquismo
Antropologia
Arte
Biociência
Cinema & Política
Cooperativismo
Direito
Direitos Humanos
Economia
Economia Política
Economia Rural
Educação
Educação Física
Filosofia
Filosofia da História
Filosofia Política
História
Identidade & Gênero
Linguistica
Literatura
Literatura & Política
Marxismos
Política
Política Internacional
Psicanálise
Psicologia da Educação
Sociedade
Sociologia
Sociologia do Trabalho
Sociologia Jurídica
Sociologia Urbana
Turismo
Resenhas & Livros

Universidade e movimentos sociais do campo: reflexões acerca da experiência no curso PEC-MSC de licenciatura em História/UFPB

por COSTA, Lício Romero

Resumo

Enxergando o espaço acadêmico como um lugar de acúmulo de conhecimento, cuja finalidade, levada a cabo de uma maneira ou de outra, é a intervenção direta na realidade, apresentamos algumas considerações sobre a experiência de monitoria no curso PEC de História voltado a movimentos sociais do campo: dentro da perspectiva que tal experiência abre horizontes, pois evidencia o papel social de cunho transformador que a universidade pode desempenhar, caso encare sem vergonhas sua função política e social. Também é objetivo deste trabalho refletir sobre o conhecimento produzido dentro dos muros de nossa instituição em geral, e o conhecimento histórico em particular, como armas nos conflitos políticos que nos cercam, na perspectiva de uma história engajada – tendo a consciência dos perigos que essa visão pode acarretar, mas encarando-os como riscos necessários.

Palavras-chaves: conhecimento histórico, engajamento, movimentos sociais do campo, papel social da universidade.

Abstract

Seeing the academic space as a place of accumulation of knowledge, whose purpose, in a way or another, is the direct intervention in the reality, we present some considerations about the experience of being monitor in the course PEC of History directed to social movements of the field: in the perspective that such experience opens horizons, therefore it evidences the social role of transforming feature that the university can fulfill, in case that it faces with no shames its social and political function. It is also an objective of this work to consider about the knowledge produced inside the walls of our institution in general, and the historical knowledge in particular, as weapons in the political conflicts which surround us, in the perspective of an engaged history – being conscious of the dangers that this vision can cause, but facing them as necessary risks.

Keywords: historical knowledge, engagement, social movements of the field, university’s social role.

União Civil e a Dessacralização da Família Nuclear: Uma Análise do Projeto de Parceria Civil Registrada entre Pessoas do Mesmo Sexo

Por LOPES, Moisés Alessandro de Souza

Resumo:

O presente artigo visa desenvolver uma análise do projeto n.º 1.151 de Parceria Civil Registrada proposto no ano de 1995 pela então deputada Marta Suplicy do PT/SP. Em um primeiro momento abordo o projeto de lei, seu conteúdo e significação para a sociedade brasileira, bem como seu percurso na Câmara dos Deputados. Além disso, desenvolvo uma rápida análise da bibliografia que trata do referido projeto, pondo em relevo as principais discussões presentes para a aprovação da PCR, entre elas as ambigüidades e contradições que abordam o tema da união civil, da família e da adoção de crianças.

Palavras-Chave: Parceria Civil Registrada; família e homossexualidade.

Abstract:

The present article aims at to develop an analysis of the considered project n.º 1.151 of Registered Civil Partnership in the year of 1995 for then the member of the house of representatives Marta Suplicy of the PT/SP. At a first moment boarding the law project, its content and signification for the Brazilian society, as well as its passage in the House of Representatives. Moreover, I develop a fast analysis of the bibliography that deals with the cited project, putting in relief the main quarrels gifts for the approval of the PCR, between them the ambiguities and contradictions that approach the subject of the civil union, the family and the adoption of children.

Key Words: Registered Civil Partnership;  family and homossexuality.

Racismo: o negro e as condições de sua inserção no mercado de trabalho brasileiro no final da década de 90

Por TOMÉ, Geruza de Fátima

Resumo

Este artigo tem por princípio contribuir criticamente para o debate em torno do racismo brasileiro, que se revela mais explicitamente no mercado de trabalho. Por meio de um pequeno diagnóstico, procurar-se-á confirmar a imensa dificuldade da luta em prol de uma legítima democracia, da igualdade de condições e oportunidades para a população negra, visto tamanha injustiça social, econômica e política entre classes, gêneros e raças, contradições estas intrínsecas ao próprio modelo capitalista de organização e reprodução da vida objetiva e subjetiva.

Palavras-chave: racismo, mercado de trabalho, democracia

Abstract

This article has for beginning to contribute critically for the debate around the Brazilian racism, that is revealed in the labor market. By means of a small diagnosis, it will try to confirm the immense difficulty of the fight by legitimate democracy, of the equality of conditions and opportunities for the black population, sees the depth social, economic injustice and politics among classes, genders and races, contradictions these intrinsic ones to the own model organization capitalist and reproduction of the objective and subjective life.

Key-words: racism, labor market, democracy

©Copyright 2001/2005 - Revista Urutágua - revista acadêmica multidisciplinar
 Centro de Estudos Sobre Intolerância - Maurício Tragtenberg

Departamento de Ciências Sociais
Universidade Estadual de Maringá (UEM)
Av. Colombo, 5790 - Campus Universitário
87020-900 - Maringá/PR - Brasil - Email: rev-urutagua@uem.br 

Publicada em 03.12.04 - Última atualização: 07 dezembro, 2005.