revista acadêmica multidisciplinar

Centro de Estudos Sobre Intolerância - Maurício Tragtenberg

Departamento de Ciências Sociais - Universidade Estadual de Maringá (DCS/UEM)

Conselho Editorial
Conselho Consultores
Eventos & News
Publicar/Normas
Administração
Anarquismo
Antropologia
Arte
Biociência
Cinema & Política
Cooperativismo
Direito
Direitos Humanos
Economia
Economia Política
Economia Rural
Educação
Educação Física
Filosofia
Filosofia da História
Filosofia Política
História
Identidade & Gênero
Linguistica
Literatura
Literatura & Política
Marxismos
Política
Política Internacional
Psicanálise
Psicologia da Educação
Sociedade
Sociologia
Sociologia do Trabalho
Sociologia Jurídica
Sociologia Urbana
Turismo
Resenhas & Livros

Escola e disciplina: uma abordagem foucaultiana

Por BORGES, Juliano Luis

Resumo

O objetivo fundamental da escola não é mais qualidade de ensino ou elaboração de meios que facilitem o aprendizado. Esse fato acarreta indagações e incertezas sobre o funcionamento da instituição escolar. Para esclarecer essas questões e fornecer os elementos para uma análise dessa realidade Michel Foucault se apresenta como a principal referência teórica, possibilitando a compreensão das relações presentes no cotidiano escolar. Nas relações de poder contidas nesse ambiente, o “poder disciplinar” demonstra toda sua eficácia. Os mecanismos componentes desse poder são os responsáveis pela afirmação de um sistema punitivo que move toda “engrenagem” educacional.

Palavras-chave: escola, poder, disciplina, vigilância, punição.

Abstract

The school’s basic purpose is not the teaching quality or the elaboration of means which facilitate learning. This fact causes questionings and uncertainties on the functioning of the school. In order to clear these questions up and provide elements for an analysis of this reality, Michel Foucault is presented as the main theoretical reference, enabling the understanding of the relations present in the daily activities of the school. In the power relations that belong to this environment, the “disciplinary power” demonstrates all its efficacy. The component mechanisms of this power are responsible for the confirmation of a punishing system that moves all the educational “organization”.

Key words: school, power, discipline, monitoring, punishment.

Interdisciplinaridade e Transversalidade como Dimensões da Ação Pedagógica

Por BOVO, Marcos Clair

Resumo:

Este artigo tem por finalidade apresentar uma reflexão sobre a interdisciplinariedade e transversalidade como dimensões pedagógicas da ação docente. Na primeira parte, discutiremos a interdisciplinaridade procurando contextualiza-lá no ambiente escolar. Em seguida daremos, ênfase à transversalidade sugerida pelos PCNs e suas propostas para o trabalho do professor, na visão de diferentes estudiosos.

Palavras-chave: Interdisciplinaridade, transversalidade. Parâmetros Curriculares Nacionais.

Abstract

This article is aimed at reflecting on the intedisciplinarity andon the transversality as pedagogical dimensions of the teaching action. At firstt, we argue about interdisciplinarity and we try to contextualize it in the school environment. Secondly, we argue about the Parâmetros Curriculares Nacionais (National Curricular Parameters) and their proposals to help teachers improve  their teaching. These Parameters are based on different scientists points of view. 

Key words: interdisciplinarity, transversality, National Curricular Parameters

CEFAM: Lócus de Formação para o Aluno e o Professor

Por GASPAR, Maria Aurora Dias

Resumo:

O presente estudo refere-se a formação de professores em nível médio, especificamente no curso do CEFAM (Centro Específico de Formação e Aperfeiçoamento do Magistério) da SEE/SP (Secretaria de Estado da Educação de São Paulo); seu objetivo consiste em fazer uma discussão sobre a concepção que os alunos egressos têm de seus professores, bem como do centro enquanto espaço formador.

O procedimento de investigação utilizado foi o questionário aplicado aos alunos egressos. Para a definição das áreas do questionário, foram realizadas entrevistas com os egressos.

Dentre as várias dimensões analisadas no processo ensino-aprendizagem, sobressaiu a dimensão das relações interpessoais, tanto do ponto de vista das relações aluno-professor, como das relações aluno-aluno.

O relacionamento interpessoal foi considerado o aspecto que possibilitou um desenvolvimento pleno do aluno enquanto um ser em transformação.

As relações estabelecidas foram determinantes no desenvolvimento das várias dimensões: afetiva, social e cognitiva.

Palavras Chaves (formação de professores, magistério de nível médio, CEFAM, alunos egressos, relações interpessoais)

Abstract

This study refers to the teachers’ formation on high school level, specifically on CEFAM (Centro Específico de Formação e Aperfeiçoamento do Magistério – Center of Specific Magister Formation and Improvement) in SEE/SP (Secretaria de Estado da Educação de São Paulo – Bureau of State Education of São Paulo). The aim is to promote a discussion on the conception that former students have about their teachers, as well as on the center as a formation space.

The investigation procedure used was the questionnaire applied to the former students. Interviews were made with former students for the definition of questionnaire areas.

Among many dimensions analyzed in the teaching-learning process, the dimension of interpersonal relations became prominent, both from the student-teacher relations and the student-student relation.

The interpersonal relationship was considered the aspect that made possible the whole development of the student as a being in transformation.

The relations established were determining in the development of many dimensions: affective, social and cognitive.

Key Words: teachers’ formation; high school teaching; CEFAM; former students; interpersonal relations.

Discriminação e exclusão no Brasil: a questão da não alfabetização

Por HAERTEL, Brigitte Ursula Stach

Resumo:

Historicamente o tema da alfabetização no Brasil, mais que uma preocupação pedagógica, tem servido à manutenção de mecanismos excludentes atendendo a interesses diversos, demonstrando o descaso público e a falta de uma política voltada a atender àqueles a quem de fato a questão diga respeito.

Os mecanismos de exclusão gerados pela crescente complexidade das sociedades letradas atuais impõem às ciências da Educação um olhar crítico que as distancie suficientemente do senso comum.

Há que se defender uma prática pedagógica crítica e reflexiva que tenha como eixo uma análise do sistema educacional como um todo, a levantar as possibilidades de valorizar saberes para além dos legitimados pela escola. Mais que uma simples constatação, há que se pensar a respeito da lógica que os próprios profissionais da educação, em muitos casos, têm corroborado para manter enquanto cultura pedagógica brasileira que de forma velada ratificam a repetência e a excludência.

Palavras-chave:

Alfabetização – Letramento – Legitimação dos saberes – Mecanismos de exclusão

Abstract:

Historically the reading instruction question in Brazil, more than a pedagogic concern, has been serving to maintain excluding mechanisms assisting to several interests, denouncing the public disregard and the lack of  policies that assist those that in fact the subject says respect.

The exclusion mechanisms generated by the growing complexity of the current learned societies imposes to the education sciences a critical glance that distances them from the common sense.

There is to defend a critic and reflexive pedagogic practice that has as axis an analysis of the education system as a whole, to value previous acquirement for besides legitimated them by the education system. Plus than a simple verification, there is to think regarding the logic that the own professionals of education, in many cases, have been corroborating to maintain while Brazilian pedagogic culture ratify repetition and exclusion mechanisms in a veiled way.

Keywords:

Reading instruction – Literacy – Legitimation of what you know – Exclusion mechanisms

Estudo sobre a fidelidade à palavra empenhada: a constituição moral de crianças e adolescentes da rede pública e privada de ensino fundamental na cidade de Cáceres MT

por MAGALHÃES, Josiane

Resumo:

Pretende-se apresentar em linhas gerais o embasamento teórico que dá suporte ao projeto sob o mesmo título, desenvolvido junto a Universidade do Estado de Mato Grosso. Apresenta a metodologia empregada para o desenvolvimento da pesquisa com estudantes de ensino fundamental e alguns dados parciais coletados em campo e que delineiam alguns indicativos de como se desenvolve a moralidade na região da cidade de Cáceres/MT.

Palavras-chave: Piaget, juízo moral, fidelidade à palavra empenhada.

Abstract:

This study intends to present in general lines the theoretical embasement that supports the project under the same title developed next to the University of the State of Mato Grosso. It also shows the methods used to the research development with basic grade students and some data base obtained in field work that points to the way morality is built in the city of Cáceres/MT and its arrounding.

Key-words: Piaget, moral judgment, fidelity to the pawned word.

A ação de pensar na sala de aula

por MARIZ, Ricardo Spindola

Resumo

Este artigo reflete sobre o “lugar” que o pensamento criador ocupa dentro da maioria das salas de aulas. Para tanto, busca mergulhar na dinâmica estruturante da relação professor(a)-aluno(a) através da crítica à organização do trabalho pedagógico hegemônica, da análise do cotidiano escolar e do processo de formação continuada de professores(as) que muitas vezes reproduz o que anuncia desejar ver superado. Em um segundo momento sinaliza, aproveitando-se de cenas do filme “A Festa de Babette”, elementos pedagógicos que se apresentam como um convite ao pensar criador no processo de aprendizagem dentro e fora da sala de aula.

Palavras-chave: sala de aula, pedagogia emancipatória, relação professor aluno, cotidiano da escola.

Abstract

This article reflects upon the “place” where creative thinking takes place within most of the classrooms. To achieve that, it investigates the structural dynamics of the relationship between teachers and students through the critique of the hegemonic organization of pedagogic work, of the analysis of the school quotidian and the continuing teacher education process that many times reproduces that which it wishes to overcome. In a second moment, it seeks to point out, from scenes of the movie “Babette’s Feast”, pedagogic elements that present themselves as an invitation to creative thinking in the learning process inside and outside of the classrooms.

Key words: classroom, emancipatory pedagogy, teacher-student relashionship, school quotidian  

Violência das torcidas e racismo no futebol: o que a escola tem com isto?

Por PAULA, Adelgício Ribeiro de

Resumo

O objetivo deste trabalho é fazer uma abordagem sobre a violência das torcidas e o racismo no futebol como conseqüências da exclusão provocada pelo modelo de sociedade e educação calcados no sistema econômico capitalista neoliberal, e a necessidade de uma abordagem reflexiva na escola.

Palavras-chave: educação, sociedade, futebol, exclusão, racismo e violência das torcidas .

Abstract

The objective of this work is to make a boarding on the violence of the twisted ones and the racism in the soccer as consequence of the exclusion provoked for the model who is based on a society and an education proceeding of the neoliberal capitalist economic system, and the necessity of a reflexive pertaining to school boarding. 

Keyword: education, society, soccer, exclusion, racism and violence of the twisted ones.  

©Copyright 2001/2005 - Revista Urutágua - revista acadêmica multidisciplinar
 Centro de Estudos Sobre Intolerância - Maurício Tragtenberg

Departamento de Ciências Sociais
Universidade Estadual de Maringá (UEM)
Av. Colombo, 5790 - Campus Universitário
87020-900 - Maringá/PR - Brasil - Email: rev-urutagua@uem.br 

Publicada em 03.12.04 - Última atualização: 02 dezembro, 2005.