




































| |
Escola
e disciplina: uma abordagem foucaultiana
Por
BORGES, Juliano Luis
|
Resumo
O
objetivo fundamental da escola não é mais qualidade de ensino ou elaboração
de meios que facilitem o aprendizado. Esse fato acarreta indagações e
incertezas sobre o funcionamento da instituição escolar. Para esclarecer
essas questões e fornecer os elementos para uma análise dessa realidade
Michel Foucault se apresenta como a principal referência teórica,
possibilitando a compreensão das relações presentes no cotidiano
escolar. Nas relações de poder contidas nesse ambiente, o “poder
disciplinar” demonstra toda sua eficácia. Os mecanismos componentes
desse poder são os responsáveis pela afirmação de um sistema punitivo
que move toda “engrenagem” educacional.
Palavras-chave:
escola,
poder, disciplina, vigilância, punição.
Abstract
The
school’s basic purpose is not the teaching quality or the elaboration of
means which facilitate learning. This fact causes questionings and
uncertainties on the functioning of the school. In order to clear these
questions up and provide elements for an analysis of this reality, Michel
Foucault is presented as the main theoretical reference, enabling the
understanding of the relations present in the daily activities of the
school. In the power relations that belong to this environment, the
“disciplinary power” demonstrates all its efficacy. The component
mechanisms of this power are responsible for the confirmation of a
punishing system that moves all the educational “organization”.
Key
words: school,
power, discipline, monitoring, punishment.
|
Interdisciplinaridade e Transversalidade como Dimensões da Ação Pedagógica
Por
BOVO, Marcos Clair |
Resumo:
Este
artigo tem por finalidade apresentar uma reflexão sobre a
interdisciplinariedade e transversalidade como dimensões pedagógicas da
ação docente. Na primeira parte, discutiremos a interdisciplinaridade
procurando contextualiza-lá no ambiente escolar. Em seguida daremos, ênfase
à transversalidade sugerida pelos PCNs e suas propostas para o trabalho
do professor, na visão de diferentes estudiosos.
Palavras-chave:
Interdisciplinaridade, transversalidade. Parâmetros Curriculares
Nacionais.
Abstract
This
article is aimed at reflecting on the intedisciplinarity andon the
transversality as pedagogical dimensions of the teaching action. At firstt,
we argue about interdisciplinarity and we try to contextualize it in the
school environment. Secondly,
we argue about the Parâmetros Curriculares Nacionais (National Curricular
Parameters) and their proposals to help teachers improve
their teaching. These Parameters are based on different
scientists points of view.
Key
words:
interdisciplinarity, transversality, National Curricular Parameters |
CEFAM: Lócus de Formação para o Aluno e o Professor
Por
GASPAR, Maria Aurora Dias
|
Resumo:
O
presente estudo refere-se a formação de professores em nível médio,
especificamente no curso do CEFAM (Centro Específico de Formação e
Aperfeiçoamento do Magistério) da SEE/SP (Secretaria de Estado da Educação
de São Paulo); seu objetivo consiste em fazer uma discussão sobre a
concepção que os alunos egressos têm de seus professores, bem como do
centro enquanto espaço formador.
O
procedimento de investigação utilizado foi o questionário aplicado aos
alunos egressos. Para a definição das áreas do questionário, foram
realizadas entrevistas com os egressos.
Dentre
as várias dimensões analisadas no processo ensino-aprendizagem,
sobressaiu a dimensão das relações interpessoais, tanto do ponto de
vista das relações aluno-professor, como das relações aluno-aluno.
O
relacionamento interpessoal foi considerado o aspecto que possibilitou um
desenvolvimento pleno do aluno enquanto um ser em transformação.
As
relações estabelecidas foram determinantes no desenvolvimento das várias
dimensões: afetiva, social e cognitiva.
Palavras
Chaves (formação de
professores, magistério de nível médio, CEFAM, alunos egressos, relações
interpessoais)
Abstract
This
study refers to the teachers’ formation on high school level,
specifically on CEFAM (Centro Específico de Formação e Aperfeiçoamento
do Magistério – Center of Specific Magister Formation and Improvement)
in SEE/SP (Secretaria de Estado da Educação de São Paulo – Bureau of
State Education of São Paulo). The aim is to promote a discussion on the
conception that former students have about their teachers, as well as on
the center as a formation space.
The
investigation procedure used was the questionnaire applied to the former
students. Interviews were made with former students for the definition of
questionnaire areas.
Among
many dimensions analyzed in the teaching-learning process, the dimension
of interpersonal relations became prominent, both from the student-teacher
relations and the student-student relation.
The
interpersonal relationship was considered the aspect that made possible
the whole development of the student as a being in transformation.
The
relations established were determining in the development of many
dimensions: affective, social and cognitive.
Key
Words:
teachers’ formation; high school teaching; CEFAM; former students;
interpersonal relations.
|
Discriminação
e exclusão no Brasil:
a questão da não alfabetização
Por
HAERTEL, Brigitte Ursula Stach
|
Resumo:
Historicamente
o tema da alfabetização no Brasil, mais que uma preocupação pedagógica,
tem servido à manutenção de mecanismos excludentes atendendo a
interesses diversos, demonstrando o descaso público e a falta de uma política
voltada a atender àqueles a quem de fato a questão diga respeito.
Os
mecanismos de exclusão gerados pela crescente complexidade das sociedades
letradas atuais impõem às ciências da Educação um olhar crítico que
as distancie suficientemente do senso comum.
Há
que se defender uma prática pedagógica crítica e reflexiva que tenha
como eixo uma análise do sistema educacional como um todo, a levantar as
possibilidades de valorizar saberes para além dos legitimados pela
escola. Mais que uma simples constatação, há que se pensar a respeito
da lógica que os próprios profissionais da educação, em muitos casos,
têm corroborado para manter enquanto cultura pedagógica brasileira que
de forma velada ratificam a repetência e a excludência.
Palavras-chave:
Alfabetização
– Letramento – Legitimação dos saberes – Mecanismos de exclusão
Abstract:
Historically
the reading instruction question in Brazil, more than a pedagogic concern,
has been serving to maintain excluding mechanisms assisting to several
interests, denouncing the public disregard and the lack of
policies that assist those that in fact the subject says respect.
The
exclusion mechanisms generated by the growing complexity of the current
learned societies imposes to the education sciences a critical glance that
distances them from the common sense.
There
is to defend a critic and reflexive pedagogic practice that has as axis an
analysis of the education system as a whole, to value previous acquirement
for besides legitimated them by the education system. Plus than a simple
verification, there is to think regarding the logic that the own
professionals of education, in many cases, have been corroborating to
maintain while Brazilian pedagogic culture ratify repetition and exclusion
mechanisms in a veiled way.
Keywords:
Reading
instruction – Literacy – Legitimation of what you know – Exclusion
mechanisms |
Estudo
sobre a fidelidade à palavra empenhada: a constituição moral de crianças
e adolescentes da rede pública e privada de ensino fundamental na cidade
de Cáceres MT
por MAGALHÃES,
Josiane |
Resumo:
Pretende-se
apresentar em linhas gerais o embasamento teórico que dá suporte ao
projeto sob o mesmo título, desenvolvido junto a Universidade do Estado
de Mato Grosso. Apresenta a metodologia empregada para o desenvolvimento
da pesquisa com estudantes de ensino fundamental e alguns dados parciais
coletados em campo e que delineiam alguns indicativos de como se
desenvolve a moralidade na região da cidade de Cáceres/MT.
Palavras-chave:
Piaget, juízo moral, fidelidade à palavra empenhada.
Abstract:
This
study intends to present in general lines the theoretical embasement that
supports the project under the same title developed next to the University
of the State of Mato Grosso. It also shows the methods used to the
research development with basic grade students and some data base obtained
in field work that points to the way morality is built in the city of Cáceres/MT
and its arrounding.
Key-words:
Piaget, moral judgment, fidelity to the pawned word.
|
A
ação de pensar na sala de aula
por MARIZ,
Ricardo Spindola |
Resumo
Este
artigo reflete sobre o “lugar” que o pensamento criador ocupa
dentro da maioria das salas de aulas. Para tanto, busca mergulhar
na dinâmica estruturante da relação professor(a)-aluno(a) através
da crítica à organização do trabalho pedagógico hegemônica,
da análise do cotidiano escolar e do processo de formação
continuada de professores(as) que muitas vezes reproduz o que
anuncia desejar ver superado. Em um segundo momento sinaliza,
aproveitando-se de cenas do filme “A Festa de Babette”,
elementos pedagógicos que se apresentam como um convite ao pensar
criador no processo de aprendizagem dentro e fora da sala de aula.
Palavras-chave:
sala de aula, pedagogia emancipatória, relação professor aluno,
cotidiano da escola.
Abstract
This
article reflects upon the “place” where creative thinking
takes place within most of the classrooms. To achieve that, it
investigates the structural dynamics of the relationship between
teachers and students through the critique of the hegemonic
organization of pedagogic work, of the analysis of the school
quotidian and the continuing teacher education process that many
times reproduces that which it wishes to overcome. In a second
moment, it seeks to point out, from scenes of the movie
“Babette’s Feast”, pedagogic elements that present
themselves as an invitation to creative thinking in the learning
process inside and outside of the classrooms.
Key
words:
classroom, emancipatory pedagogy, teacher-student relashionship,
school quotidian
|
Violência
das torcidas e racismo no futebol: o que a escola tem com isto?
Por
PAULA, Adelgício Ribeiro de |
Resumo
O
objetivo deste trabalho é fazer uma abordagem sobre a violência das
torcidas e o racismo no futebol como conseqüências da exclusão
provocada pelo modelo de sociedade e educação calcados no sistema econômico
capitalista neoliberal, e a necessidade de uma abordagem reflexiva na
escola.
Palavras-chave:
educação, sociedade, futebol, exclusão, racismo e violência das
torcidas .
Abstract
The
objective of this work is to make a boarding on the violence of the
twisted ones and the racism in the soccer as consequence of the exclusion
provoked for the model who is based on a society and an education
proceeding of the neoliberal capitalist economic system, and the necessity
of a reflexive pertaining to school boarding.
Keyword:
education, society, soccer, exclusion, racism and violence of the
twisted ones.
|
 |