revista acadêmica multidisciplinar

Centro de Estudos Sobre Intolerância - Maurício Tragtenberg

Departamento de Ciências Sociais - Universidade Estadual de Maringá (DCS/UEM)

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Razão e intuição: o problema da causalidade em Kant e Schopenhauer

por FONTANA, Vanessa Furtado

Resumo: O objetivo desse trabalho é expor o problema da causalidade em Kant e Schopenhauer. Este conceito será trabalhado em projeto de iniciação científica. Segundo a critica de Schopenhauer a Kant, esse teria negligenciado a importância da lei da causalidade para o conhecimento dos objetos. Para Schopenhauer o mundo exterior e objetivo é conhecido pela sensibilidade, isto é tempo e espaço, e o entendimento que age na intuição, através da lei da causalidade. Em Kant, o entendimento é puro pensar, deste modo a causalidade é um conhecimento abstrato e deve se relacionar a objetos do conhecimento. A pergunta que pretendemos responder é como podemos intuir os objetos do mundo objetivo sem a participação da causalidade para uni-las no espaço e tempo? Este é um papel do entendimento ou da sensibilidade?

Palavras chaves: Kant, Schopenhauer, entendimento, sensibilidade e causalidade.

Abstract: Reason and intuition: the problem of causality in Kant and Schopenhauer.

The objective of this communication is to demonstrate the problem of causality in Kant and Schopenhauer. This concept will be worked in a scientific project. According to Schopenhauer critic to Kant, he would not have given the right importance to the law of the causality to the knowledge of the objects. According to Schopenhauer the external world and objective is known by sensibility, it means time and space, and the understanding of intuition, through the law of causality. In Kant, the understanding is pure thinking, however the causality is an abstract knowledge and must be related to objects of knowledge. The question we intend to answer is how can we sense the objects of the world without the participation of causality to get them together in space and time? Is this the role the  understanding and the sensibility? 

Key words: Kant, Schopenhauer, understanding, sensibility and causality

O Oportunismo de Montaigne

por LIMA, Airan Maria da Silva

Resumo

O fideísmo e o ceticismo de Montaigne constituem ainda uma discussão presente, visto que ele tenha sido o responsável pela retomada do ceticismo na modernidade. Neste trabalho retomaremos estas duas linhas de pensamento. Na Apologia de Raimond Sebond essa discussão se dá em um momento importante da história, ou seja, o da Reforma Protestante. Se no pensamento de Montaigne predominou o ceticismo, o fideísmo ou outra linha de pensamento, só uma investigação mais minuciosa poderá responder.

Palavras – chave: Montaigne, ceticismo, Reforma Protestante e fideísmo.

 

Abstract

Montagne’s fideism and skepticism are still considered under discussion since he was responsible for the retaking of skepticism and modernity. This work aims at retaking the two thoughts. In Raimond Sebond’s apology, this discussion occurs in a very important moment of history, the Protestant Reform. Thus, only a detailed investigation on whether   skepticism, fideism or other ideas were predominant in Montagne’s thought will be necessary to answer that question.

Key words: Montaigne, skepticism, Protestant Reform, fideism.

Sobre a Relação entre Revelação e Filosofia no Fasl al-Maqal de Averróis

Por MARIO, Daniel Lara de

RESUMO

Este artigo procede à análise do Tratado Decisivo Determinando a Conexão Entre a Lei e a Sabedoria, escrito por Averróis, e contempla a investigação à qual este se lança, a delimitação do problema e a demonstração da solução proposta, as conseqüências decorrentes de tal solução, e a conclusão anunciada já no título da obra, cujo propósito é determinar o estatuto da Filosofia frente à Lei islâmica, e o modo de proceder de uma em função da outra, mostrando que a atividade filosófica é obrigatória aos que são aptos a esse procedimento.

PALAVRAS-CHAVE: Averróis; Filosofia islâmica; Demonstração; Aristotelismo Medieval.

ABSTRACT

This article proceeds to the analysis of the Decisive Treatise Determining the Connection Between the Law and the Wisdom, written by Averróis, and it contemplates the investigation to the one which he rushes; the delimitation of the problem and the demonstration of the proposed solution; the current consequences of such solution; the conclusion already announced in the title of the work, whose purpose is to determine the statute of the Philosophy front to the Islamic Law; and the way of proceeding of one in function of the other, showing that the philosophical activity is obligatory to the that are capable to that procedure.

KEY-WORDS: Averroes; Islamic Philosophy; Demonstration; Medieval Aristotelism.

Sobre um suposto direito de mentir: um paralelo entre Kant, Schopenhauer e Constant, e alguns conceitos schopenhauerianos

por FIGUEIREDO, Nara Miranda de

Resumo

Os Filósofos, Immanuel Kant, Benjamim Constant e Arthur Schopenhauer, divergem quando se trata de um suposto direito de mentir. Cada um defende uma maneira através da qual os indivíduos praticariam ações moralmente boas; Kant acredita que os indivíduos não têm direito de mentir, Constant, defende que devemos dizer a verdade quando o ouvinte tiver direito a ela, e Schopenhauer, acredita que temos o direito de mentir em determinadas condições. Neste texto encontra-se uma breve análise das concepções de boa conduta de cada autor, com relação ao direito que um indivíduo tem, ou não, de mentir em algumas situações ou em nenhuma.

Palavras-chave: Filosofia, Immanuel Kant, Benjamim Constant e Arthur Schopenhauer

A noção de epokhé no ceticismo pirrônico

Por PINTO, Anny Kátia da Silva

Resumo

Este trabalho tem como intenção expor a noção de epokhé no ceticismo pirrônico; como os céticos alcançam a tranqüilidade da alma (ataraxia) mediante seu uso; qual a sua origem e quais as mudanças sofridas por esta noção até chegar à definição usada pelos céticos: “O ceticismo pirrônico”. Desta forma, investigamos, neste trabalho, a possível coerência ou incoerência da noção de epokhé (suspensão do juízo) frente às outras caracterizações atribuídas ao movimento cético.

Palavras-chaves: ceticismo, investigação, epokhé, ataraxia.

Abstract

This paper has the intention to expose the epokhé notion in pirronic’s scepticism. It´s about how the sceptics reached the calm of the soul (ataraxia) through its use, which is its origin and which were the changes occurred by this notion until it reaches the definition used by the skeptics: “The pirronic’s skepticism”. In this way, we investigate in this paper, the possible coherency of the epokhé notion (suspension of mind) about the others characteristics given to the sceptic movement.

Key-words: scepticism,  investigate, epokhe, ataraxia.

(O) Nada como Princípio Metafísico na Constituição da Consciência em Sartre

por SANTANA, Marcos Ribeiro de

Resumo

O presente artigo tem por proposta apresentar a investigação sobre o conceito de nada em Sartre, especificamente na obra O Ser e o Nada, definindo-o como princípio metafísico na constituição da consciência. Destacando a crítica sartreana à tradição metafísica, que aliás não se trata de um rompimento com ela, mas uma adequação de conceitos e interesses. Tendo como premissa desse estudo a possibilidade de ler o conceito de Nada como algo subjacente à metafísica. A pesquisa inscreve-se sob o objetivo de relatar que o nada, em Sartre, consiste num conceito que marca a “essência” do ser humano, na perspectiva de uma “metafísica da negatividade

Palavras chave: Nada – consciência – metafísica – existência

Abstract

The present article has for proposal to present the investigation about the concept of Nothing in Sartre, specifically in the work “The Being and the Nothing”, defining it as Metaphysical principle in the constitution of the conscience. Detaching the Sartrean critical  to the Metaphysical tradition, that by the way is not about a disruption with it, but an adequacy of concepts and interests. Having as premise of this study, the possibility to read the concept of Nothing as something underlying to metaphysics. The aim of this paper is  to describe that the nothing, in Sartre, consists of a concept that marks the "essence" of the human being, in the perspective of a metaphysics of the negativities.

Keywords: Nothing – freedom – conscience – metaphysics – existence

A Consciência da Angústia: uma abordagem sobre a condição existencial em Sartre

por SANTANA, Marcos Ribeiro de

RESUMO

O presente texto corresponde a uma investigação bibliográfica sobre a temática da angústia na obra de Sartre (1905-1980), O Ser e o Nada (1943), na premissa de pensá-la como uma condição existencial. Tal premissa parte da destituição de um Ego presente na consciência como pólo condensador e criador de suas manifestações. Dessa destituição, Sartre leva às últimas conseqüências a constituição simultânea da consciência como Nada, Liberdade e Angústia. Nesta perspectiva, o texto traça uma investigação sobre as articulações antropológicas sartreanas, apontando para constituição do homem enquanto lançado no mundo, num projetar rumo à construção de seu próprio ser. Solitário (nada) e condenado a escolher (liberdade), o homem tem que criar na sua existência uma maneira de ser. Essa escolha deve ser realizada pelo próprio vazio da consciência construída nos caminhos da liberdade e na vertigem da angústia de seu próprio existir.

Palavras-chaves:  Angústia    Consciência    Existência

THE CONSCIENCE OF ANGUISH: A APPROACH ABOUT THE CONDITION EXISTENCELY IN SARTRE

Abstract

This paper correspond to a investigation bibliographic about the thematic of anguish in the Sartre’s (1905-1980) book, L’être et le Néant (1943), in the premise of think his like existence. This premise beginning of the ego in the conscience like polo condense and cri creator of his show. Of this desconstitution, Sartre conduce to the last consequence the constitution simultaneous of conscience as nothing, freedom and anguish. In the sense, this paper make a investigation about the Sartre’s thesis antropological, appoint to constitution of human being like throw in the word, inn the project to construction of her being. Lonely and condense to choose, the man has of creation in his existence a great of being. This choose would be mad by empty of conscience, construct in the road of freedom and in the vertigo of his existence.

Key words - Anguish – Conscience – Existence

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Publicada em 03.12.04 - Última atualização: 05 dezembro, 2005.