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Razão
e intuição: o
problema da causalidade em Kant e Schopenhauer
por
FONTANA, Vanessa Furtado |
Resumo:
O objetivo desse trabalho é expor o problema da causalidade em Kant e
Schopenhauer. Este conceito será trabalhado em projeto de iniciação
científica. Segundo a critica de Schopenhauer a Kant, esse teria
negligenciado a importância da lei da causalidade para o conhecimento dos
objetos. Para Schopenhauer o mundo exterior e objetivo é conhecido pela
sensibilidade, isto é tempo e espaço, e o entendimento que age na intuição,
através da lei da causalidade. Em Kant, o entendimento é puro pensar,
deste modo a causalidade é um conhecimento abstrato e deve se relacionar
a objetos do conhecimento. A pergunta que pretendemos responder é como
podemos intuir os objetos do mundo objetivo sem a participação da
causalidade para uni-las no espaço e tempo? Este é um papel do
entendimento ou da sensibilidade?
Palavras
chaves:
Kant, Schopenhauer, entendimento, sensibilidade e causalidade.
Abstract:
Reason and intuition: the problem of causality in Kant and Schopenhauer.
The
objective of this communication is to demonstrate the problem of causality
in Kant and Schopenhauer. This concept will be worked in a scientific
project. According to Schopenhauer critic to Kant, he would not have given
the right importance to the law of the causality to the knowledge of the
objects. According to Schopenhauer the external world and objective is
known by sensibility, it means time and space, and the understanding of
intuition, through the law of causality. In Kant, the understanding is
pure thinking, however the causality is an abstract knowledge and must be
related to objects of knowledge. The question we intend to answer is how
can we sense the objects of the world without the participation of
causality to get them together in space and time? Is this the role the
understanding and the sensibility?
Key
words: Kant, Schopenhauer, understanding, sensibility and causality |
O
Oportunismo de Montaigne
por
LIMA, Airan Maria da Silva |
Resumo
O
fideísmo e o ceticismo de Montaigne constituem ainda uma discussão
presente, visto que ele tenha sido o responsável pela retomada do
ceticismo na modernidade. Neste trabalho retomaremos estas duas
linhas de pensamento. Na Apologia de Raimond Sebond essa
discussão se dá em um momento importante da história, ou seja,
o da Reforma Protestante. Se no pensamento de Montaigne predominou
o ceticismo, o fideísmo ou outra linha de pensamento, só uma
investigação mais minuciosa poderá responder.
Palavras
– chave: Montaigne,
ceticismo, Reforma Protestante e fideísmo.
Abstract
Montagne’s
fideism and skepticism are still considered under discussion since
he was responsible for the retaking of skepticism and modernity.
This work aims at retaking the two thoughts. In Raimond Sebond’s
apology, this discussion occurs in a very important moment of
history, the Protestant Reform. Thus, only a detailed
investigation on whether
skepticism, fideism or other ideas were predominant in
Montagne’s thought will be necessary to answer that question.
Key
words: Montaigne,
skepticism, Protestant Reform, fideism. |
Sobre
a Relação entre Revelação e Filosofia no Fasl al-Maqal de Averróis
Por
MARIO, Daniel Lara de
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RESUMO
Este
artigo procede à análise do Tratado Decisivo Determinando a Conexão
Entre a Lei e a Sabedoria, escrito por Averróis, e contempla a
investigação à qual este se lança, a delimitação do problema e a
demonstração da solução proposta, as conseqüências decorrentes de
tal solução, e a conclusão anunciada já no título da obra, cujo propósito
é determinar o estatuto da Filosofia frente à Lei islâmica, e o modo de
proceder de uma em função da outra, mostrando que a atividade filosófica
é obrigatória aos que são aptos a esse procedimento.
PALAVRAS-CHAVE:
Averróis; Filosofia islâmica; Demonstração; Aristotelismo Medieval.
ABSTRACT
This
article proceeds to the analysis of the Decisive Treatise Determining
the Connection Between the Law and the Wisdom, written by Averróis,
and it contemplates the investigation to the one which he rushes; the
delimitation of the problem and the demonstration of the proposed solution;
the current consequences of such solution; the conclusion already
announced in the title of the work, whose purpose is to determine the
statute of the Philosophy front to the Islamic Law; and the way of
proceeding of one in function of the other, showing that the philosophical
activity is obligatory to the that are capable to that procedure.
KEY-WORDS:
Averroes; Islamic
Philosophy; Demonstration; Medieval Aristotelism. |
Sobre um suposto direito de mentir: um paralelo entre Kant, Schopenhauer e Constant, e alguns conceitos schopenhauerianos
por
FIGUEIREDO, Nara Miranda de |
Resumo
Os
Filósofos, Immanuel Kant, Benjamim Constant e Arthur Schopenhauer,
divergem quando se trata de um suposto direito de mentir. Cada um defende
uma maneira através da qual os indivíduos praticariam ações moralmente
boas; Kant acredita que os indivíduos não têm direito de mentir,
Constant, defende que devemos dizer a verdade quando o ouvinte tiver
direito a ela, e Schopenhauer, acredita que temos o direito de mentir em
determinadas condições. Neste texto encontra-se uma breve análise das
concepções de boa conduta de cada autor, com relação ao direito que um
indivíduo tem, ou não, de mentir em algumas situações ou em nenhuma.
Palavras-chave:
Filosofia, Immanuel Kant, Benjamim Constant e Arthur Schopenhauer |
A
noção de epokhé no ceticismo
pirrônico
Por
PINTO, Anny Kátia da Silva |
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(O)
Nada como Princípio Metafísico na Constituição da Consciência em
Sartre
por
SANTANA, Marcos Ribeiro de |
Resumo
O
presente artigo tem por proposta apresentar a investigação sobre o
conceito de nada em Sartre, especificamente na obra O Ser e o Nada, definindo-o como princípio metafísico na constituição
da consciência. Destacando a crítica sartreana à tradição metafísica,
que aliás não se trata de um rompimento com ela, mas uma adequação de
conceitos e interesses. Tendo como premissa desse estudo a possibilidade
de ler o conceito de Nada como algo subjacente à metafísica. A pesquisa
inscreve-se sob o objetivo de relatar que o nada,
em Sartre, consiste num conceito que marca a “essência” do ser
humano, na perspectiva de uma “metafísica
da negatividade”
Palavras
chave: Nada
– consciência – metafísica – existência
Abstract
The
present article has for proposal to present the investigation about the
concept of Nothing in Sartre, specifically in the work “The Being and
the Nothing”, defining it as Metaphysical principle in the constitution
of the conscience. Detaching the Sartrean critical
to the Metaphysical tradition, that by the way is not about a
disruption with it, but an adequacy of concepts and interests. Having as
premise of this study, the possibility to read the concept of Nothing as
something underlying to metaphysics. The aim of this paper is
to describe that the nothing, in Sartre, consists of a concept that
marks the "essence" of the human being, in the perspective of a
metaphysics of the negativities.
Keywords:
Nothing – freedom – conscience – metaphysics – existence
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A
Consciência da Angústia: uma abordagem sobre a condição existencial em
Sartre por
SANTANA, Marcos
Ribeiro de |
RESUMO
O
presente texto corresponde a uma investigação bibliográfica
sobre a temática da angústia
na obra de Sartre (1905-1980), O
Ser e o Nada (1943), na premissa de pensá-la como uma condição
existencial. Tal premissa parte da destituição de um Ego
presente na consciência como pólo condensador e criador de suas
manifestações. Dessa destituição, Sartre leva às últimas
conseqüências a constituição simultânea da consciência como Nada, Liberdade
e Angústia. Nesta perspectiva, o texto traça uma investigação
sobre as articulações antropológicas sartreanas, apontando para
constituição do homem enquanto lançado no mundo, num projetar
rumo à construção de seu próprio ser. Solitário (nada) e
condenado a escolher (liberdade), o homem tem que criar na sua
existência uma maneira de ser. Essa escolha deve ser realizada
pelo próprio vazio da consciência construída nos caminhos da
liberdade e na vertigem da angústia de seu próprio existir.
Palavras-chaves:
Angústia –
Consciência –
Existência
THE CONSCIENCE OF ANGUISH:
A APPROACH ABOUT THE CONDITION EXISTENCELY IN SARTRE
Abstract
This paper correspond to a
investigation bibliographic about the thematic of anguish in the
Sartre’s (1905-1980) book, L’être et le Néant (1943),
in the premise of think his like existence. This premise beginning
of the ego in the conscience like polo condense and cri creator of
his show. Of this desconstitution, Sartre conduce to the last
consequence the constitution simultaneous of conscience as nothing,
freedom and anguish. In the sense, this paper make a investigation
about the Sartre’s thesis antropological, appoint to
constitution of human being like throw in the word, inn the
project to construction of her being. Lonely and condense to
choose, the man has of creation in his existence a great of being.
This choose would be mad by empty of conscience, construct in the
road of freedom and in the vertigo of his existence.
Key
words - Anguish
– Conscience – Existence |
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