



































Por
que Urutágua?
O
Urutágua, também conhecido como Urutau e Mãe-da-lua,
é uma ave rara noturna da fauna paranaense e nacional. Seu canto triste
expressa, segundo a lenda, um lamento pela perda da amada. Mimética,
confunde-se com seu habitat, observa tudo à sua volta. Esta característica
explica o nome da revista. Contudo, seu objetivo é estimular a reflexão
para além da condição do
observador! |
|
| |
Fracasso
escolar: realidade ou produção?
Por
FERNANDES, Priscila Valverde
|
RESUMO
O
artigo se propõe a levantar algumas questões para o debate em torno das
perspectivas da avaliação psicológica na escola. A sociedade busca cada
vez mais o êxito profissional, a competência a qualquer custo e a escola
também segue esta concepção. Aqueles que não conseguem responder às
exigências da instituição podem sofrer com um problema de aprendizagem.
Assim, torna-se comum o surgimento em todas instituições educativas de
‘crianças problemas’, ‘fracassadas’, hiper-ativas, agressivas.
Esses problemas tornam-se parte da vida da criança. Porém, ao conceder
este rótulo à criança, não se observa em quais circunstâncias ela
apresenta tais dificuldades, que tipo de dificuldades existem, como elas
aparecem, qual a função da escola diante do fracasso, dentre outros
aspectos.
Unitermos:
fracasso
escolar, criança, produção social.
ABSTRACT:
The
article intends to raise a few questions about perspectives in of the
psychological evaluation in the school. The society searchs each time more
the professional success, the ability to any cost and the school also
follows this conception. Those that they do not obtain to answer to the
requirements of the institution can suffer with a learning problem. Thus,
the sprouting in all educative institutions of becomes common
‘children problems', ‘failed ', ‘hiper-active’ and ‘aggressive’.
These problems become part of the life of the child. However, when
granting this mark to the child, does not observe in which circumstances
it presents such difficulties, that type of difficulties exist, as they
appear, which the function of the school ahead of the failure, amongst
other aspects.
Uniterms:
failure pertaining to school, child, social production
|
A “criança problema” e a normatização do cotidiano da educação infantil
Por
VAZ, Solange |
Resumo:
Este
texto relata uma pesquisa que teve o intuito de investigar os sentidos da
produção discursiva por meio da qual a educação infantil (re)produz o
lugar institucional da “criança-problema”.
A
perspectiva institucionalista de inspiração foucaultiana foi o
referencial teórico-metodológico de análise do material discursivo,
obtido por meio de observações e entrevistas
em uma creche e uma EMEI.
As
análises mostraram que as práticas concretas da educação infantil
sinalizam um caráter normativo da ação pedagógica aí desenvolvida,
indicando que a subjetividade que nelas se produz é crivada pela norma
desenvolvimentista. Como conseqüência,
a criança que se distancia da norma, seja por excesso, seja por
falta, é interpretada como desigual e anômala.
As
análises demonstram como certas crianças criam estratégias sutis de
resistência à normatização, desenhando singularidade na forma como
nela se inserem e mostrando que esperam ser vistas com um olhar que as
reconheça como alteridade e diferença.
Palavras-chaves:Educação
Infantil, “criança-problema”, discurso, alteridade.
Abstract:
This
text reports a survey which had the purpose of investigating the senses of
discursive production by which the children’s education (re)produces the
“problem child” institutional place.
The
institutionalist perspective of Foucaultian inspiration was the
theoretical methodological referential of discourse matter analysis,
obtained through observations and interviews in a day nursery and one EMEI
(Municipal School of Children’s Education).
Analysis
evidenced children’s education concrete practices show a normative
character of pedagogical action there developed, indicating the
subjectivity produced in them is sifted by the development rule. As a
consequence, the child who moves away from the rule by excess as well as
by lack is interpreted as unequal and anomalous.
The
analysis demonstrated how certain children create subtle strategies of
normativeness resistance, drawing singularity in the way they insert in it
and showing they hope to be seen with a look which recognizes them as
alterity and difference.
Key-words:
“problem child”, children’s educational, discourse, alterity.
|
 |