nova fase

revista acadêmica multidisciplinar

Centro de Estudos Sobre Intolerância - Maurício Tragtenberg

Departamento de Ciências Sociais - Universidade Estadual de Maringá (DCS/UEM)

DCS - III Seminário de Ciências Sociais - O saber e a produção do conhecimento nas Ciências Sociais - de 26/09 a 30/09/2005 - clique... normas para apresentação de trabalhos...

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Por que Urutágua?

O Urutágua, também conhecido como Urutau e Mãe-da-lua, é uma ave rara noturna da fauna paranaense e nacional. Seu canto triste expressa, segundo a lenda, um lamento pela perda da amada. Mimética, confunde-se com seu habitat, observa tudo à sua volta. Esta característica explica o nome da revista. Contudo, seu objetivo é estimular a reflexão para além da condição do observador!

 

Edições anteriores

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Fracasso escolar: realidade ou produção?

Por FERNANDES, Priscila Valverde

RESUMO

O artigo se propõe a levantar algumas questões para o debate em torno das perspectivas da avaliação psicológica na escola. A sociedade busca cada vez mais o êxito profissional, a competência a qualquer custo e a escola também segue esta concepção. Aqueles que não conseguem responder às exigências da instituição podem sofrer com um problema de aprendizagem. Assim, torna-se comum o surgimento em todas instituições educativas de ‘crianças problemas’, ‘fracassadas’, hiper-ativas, agressivas. Esses problemas tornam-se parte da vida da criança. Porém, ao conceder este rótulo à criança, não se observa em quais circunstâncias ela apresenta tais dificuldades, que tipo de dificuldades existem, como elas aparecem, qual a função da escola diante do fracasso, dentre outros aspectos.

Unitermos: fracasso escolar, criança, produção social.

ABSTRACT:

The article intends to raise a few questions about perspectives in of the psychological evaluation in the school. The society searchs each time more the professional success, the ability to any cost and the school also follows this conception. Those that they do not obtain to answer to the requirements of the institution can suffer with a learning problem. Thus, the sprouting in all educative institutions of  becomes common ‘children problems', ‘failed ',  ‘hiper-active’ and ‘aggressive’. These problems become part of the life of the child. However, when granting this mark to the child, does not observe in which circumstances it presents such difficulties, that type of difficulties exist, as they appear, which the function of the school ahead of the failure, amongst other aspects.

Uniterms: failure pertaining to school, child, social production

A “criança problema” e a normatização do cotidiano da educação infantil

Por VAZ, Solange

Resumo:

Este texto relata uma pesquisa que teve o intuito de investigar os sentidos da produção discursiva por meio da qual a educação infantil (re)produz o lugar institucional da “criança-problema”.

A perspectiva institucionalista de inspiração foucaultiana foi o referencial teórico-metodológico de análise do material discursivo, obtido por meio de observações e entrevistas  em uma creche e uma EMEI.

As análises mostraram que as práticas concretas da educação infantil sinalizam um caráter normativo da ação pedagógica aí desenvolvida, indicando que a subjetividade que nelas se produz é crivada pela norma desenvolvimentista. Como conseqüência,  a criança que se distancia da norma, seja por excesso, seja por falta, é interpretada como desigual e anômala.

As análises demonstram como certas crianças criam estratégias sutis de resistência à normatização, desenhando singularidade na forma como nela se inserem e mostrando que esperam ser vistas com um olhar que as reconheça como alteridade e diferença.

Palavras-chaves:Educação Infantil, “criança-problema”, discurso, alteridade.

Abstract:

This text reports a survey which had the purpose of investigating the senses of discursive production by which the children’s education (re)produces the “problem child” institutional place.

The institutionalist perspective of Foucaultian inspiration was the theoretical methodological referential of discourse matter analysis, obtained through observations and interviews in a day nursery and one EMEI (Municipal School of Children’s Education).

Analysis evidenced children’s education concrete practices show a normative character of pedagogical action there developed, indicating the subjectivity produced in them is sifted by the development rule. As a consequence, the child who moves away from the rule by excess as well as by lack is interpreted as unequal and anomalous.

The analysis demonstrated how certain children create subtle strategies of normativeness resistance, drawing singularity in the way they insert in it and showing they hope to be seen with a look which recognizes them as alterity and difference.

Key-words: “problem child”, children’s educational, discourse, alterity.

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Publicada em 03.12.04 - Última atualização: 16 agosto, 2005.