nova fase

revista acadêmica multidisciplinar

Centro de Estudos Sobre Intolerância - Maurício Tragtenberg

Departamento de Ciências Sociais - Universidade Estadual de Maringá (DCS/UEM)

DCS - III Seminário de Ciências Sociais - O saber e a produção do conhecimento nas Ciências Sociais - de 26/09 a 30/09/2005 - clique... normas para apresentação de trabalhos...

Conselho Editorial
Conselho Consultores
Eventos & News
Publicar/Normas
Administração
Anarquismo
Antropologia
Arte
Cinema & Política
Cooperativismo
Direito
Direitos Humanos
Economia
Economia Política
Economia Rural
Educação
Filosofia
Filosofia da História
Filosofia Política
História
Identidade & Gênero
Linguistica
Literatura
Literatura & Política
Marxismo
Política
Política Internacional
Psicanálise
Psicologia da Educação
Sociedade
Sociologia
Sociologia do Trabalho
Sociologia Jurídica
Sociologia Urbana
Turismo
Resenhas & Livros

Por que Urutágua?

O Urutágua, também conhecido como Urutau e Mãe-da-lua, é uma ave rara noturna da fauna paranaense e nacional. Seu canto triste expressa, segundo a lenda, um lamento pela perda da amada. Mimética, confunde-se com seu habitat, observa tudo à sua volta. Esta característica explica o nome da revista. Contudo, seu objetivo é estimular a reflexão para além da condição do observador!

 

Edições anteriores

01 02 03 04
05 06    

Teatro e Prisão em fogo cruzado: quando a arte promove encontros e derruba preconceitos

Por Vicente CONCILIO

Resumo

O presente artigo pretende analisar, a partir da exposição da trajetória do projeto Teatro nas Prisões, realizado pela FUNAP e pelo Núcleo Panóptico de Teatro, ao longo de quase sete anos, promovendo o encontro de populações encarceradas, ou que foram objeto do sistema penal, com a arte teatral, em processos que romperam os limites da marginalidade e levaram, a um público mais amplo, os resultados cênicos produzidos em ensaios que duraram até mais que um ano.

Palavras-chaves: Teatro; Prisão; Teatro-Educação

Abstract

This article intends to analyze, from the exhibition of the history of the project Theatre in Prison, developed by FUNAP and the Núcleo Panóptico de Teatro, during almost seven years, which promotes the encounter of prisoners, or ex-prisoners, with theatre, in processes that broke the limits of marginality and brought, to a major public, the rehearsal results.

Key-words: Theatre; Prison, Theatre-Education

A Propósito da Exposição Malfatti, Edição Revisitada

Por VALE, Lúcia de Fátima do

 

Resumo

O artigo investiga o porquê de o escritor e crítico Monteiro Lobato ter atacado violentamente a pintora expressionista Anita Malfatti em seu artigo "Paranóia ou mistificação?", por ocasião da exposição individual da artista em 1917. O fato teve grande repercussão e serviu como um dos motivos que levaram os jovens modernistas a organizarem a Semana de Arte Moderna no teatro Municipal de São Paulo, em 1922. Parece que o motivo foi pessoal, afinal, Lobato também queria ser um grande pintor.

Palavras-chave: arte, moderno, crítica

Abstract

This article researches why the writer and critic Monteiro Lobato has raided hardly on the expressionist painter Anita Malfatti in his article called "Paranoia and mystification?" by her individual exhibition in 1917. That fact resulted in a great repercussion and it was one of reasons for the young modernists organized the Modern Art Week at Municipal Theater of São Paulo, in 1922. It seems the reason was personal, because Lobato also wanted to be a great painter.

Key-words: art, modern, criticism

©Copyright 2001/2005 - Revista Urutágua - revista acadêmica multidisciplinar
 Centro de Estudos Sobre Intolerância - Maurício Tragtenberg

Departamento de Ciências Sociais
Universidade Estadual de Maringá (UEM)
Av. Colombo, 5790 - Campus Universitário
87020-900 - Maringá/PR - Brasil - Email: rev-urutagua@uem.br 

Publicada em 03.12.04 - Última atualização: 16 agosto, 2005.