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que Urutágua?
O
Urutágua, também conhecido como Urutau e Mãe-da-lua,
é uma ave rara noturna da fauna paranaense e nacional. Seu canto triste
expressa, segundo a lenda, um lamento pela perda da amada. Mimética,
confunde-se com seu habitat, observa tudo à sua volta. Esta característica
explica o nome da revista. Contudo, seu objetivo é estimular a reflexão
para além da condição do
observador! |
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Teatro e Prisão em fogo cruzado: quando a arte promove encontros e derruba preconceitos
Por
Vicente CONCILIO |
Resumo
O
presente artigo pretende analisar, a partir da exposição da trajetória
do projeto Teatro nas Prisões, realizado pela FUNAP e pelo Núcleo Panóptico
de Teatro, ao longo de quase sete anos, promovendo o encontro de populações
encarceradas, ou que foram objeto do sistema penal, com a arte teatral, em
processos que romperam os limites da marginalidade e levaram, a um público
mais amplo, os resultados cênicos produzidos em ensaios que duraram até
mais que um ano.
Palavras-chaves:
Teatro; Prisão; Teatro-Educação
Abstract
This
article intends to analyze, from the exhibition of the history of the
project Theatre in Prison, developed by FUNAP and the Núcleo Panóptico
de Teatro, during almost seven years, which promotes the encounter of
prisoners, or ex-prisoners, with theatre, in processes that broke the
limits of marginality and brought, to a major public, the rehearsal
results.
Key-words:
Theatre; Prison, Theatre-Education
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A Propósito da Exposição Malfatti, Edição Revisitada
Por
VALE, Lúcia de Fátima do
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Resumo
O
artigo investiga o porquê de o escritor e crítico Monteiro Lobato ter
atacado violentamente a pintora expressionista Anita Malfatti em seu
artigo "Paranóia ou mistificação?", por ocasião da exposição
individual da artista em 1917. O fato teve grande repercussão e serviu
como um dos motivos que levaram os jovens modernistas a organizarem a
Semana de Arte Moderna no teatro Municipal de São Paulo, em 1922. Parece
que o motivo foi pessoal, afinal, Lobato também queria ser um grande
pintor.
Palavras-chave:
arte, moderno, crítica
Abstract
This
article researches why the writer and critic Monteiro
Lobato has raided hardly on the expressionist painter Anita Malfatti in
his article called "Paranoia and mystification?" by her
individual exhibition in 1917. That fact resulted in a great repercussion
and it was one of reasons for the young modernists organized the Modern
Art Week at Municipal Theater of São Paulo, in 1922. It seems the reason
was personal, because Lobato also wanted to be a great painter.
Key-words:
art, modern, criticism
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