nova fase

revista acadêmica multidisciplinar

Centro de Estudos Sobre Intolerância - Maurício Tragtenberg

Departamento de Ciências Sociais - Universidade Estadual de Maringá (DCS/UEM)

DCS - III Seminário de Ciências Sociais - O saber e a produção do conhecimento nas Ciências Sociais - de 26/09 a 30/09/2005 - clique... normas para apresentação de trabalhos...

Conselho Editorial
Conselho Consultores
Eventos & News
Publicar/Normas
Administração
Anarquismo
Antropologia
Arte
Cinema & Política
Cooperativismo
Direito
Direitos Humanos
Economia
Economia Política
Economia Rural
Educação
Filosofia
Filosofia da História
Filosofia Política
História
Identidade & Gênero
Linguistica
Literatura
Literatura & Política
Marxismo
Política
Política Internacional
Psicanálise
Psicologia da Educação
Sociedade
Sociologia
Sociologia do Trabalho
Sociologia Jurídica
Sociologia Urbana
Turismo
Resenhas & Livros

Por que Urutágua?

O Urutágua, também conhecido como Urutau e Mãe-da-lua, é uma ave rara noturna da fauna paranaense e nacional. Seu canto triste expressa, segundo a lenda, um lamento pela perda da amada. Mimética, confunde-se com seu habitat, observa tudo à sua volta. Esta característica explica o nome da revista. Contudo, seu objetivo é estimular a reflexão para além da condição do observador!

 

Edições anteriores

01 02 03 04
05 06    

Shopping Primitivo: Um Estudo de Caso em Turismo e Identidade Regional

Por MESQUITA FILHO, Odilon Pinto de

Resumo: Esse artigo analisa aspectos da produção cultural e identidade regional, em um restaurante popular, o Shopping Primitivo, localizado na cidade de Itabuna, no sul da Bahia. O Shopping atende a uma freguesia local, formada por trabalhadores que, diariamente, buscam seu restaurante popular; e a uma freguesia de turistas, nacionais e estrangeiros, que, principalmente nos meses de novembro a fevereiro, passam de carro em frente à loja, para chegar às praias de Ilhéus, Itacaré e Canavieiras.Sua estratégia de comunicação com os turistas baseia-se na construção de um simulacro do imaginário do discurso colonial eurocêntrico. Entretanto, ao reafirmar esse discurso num contexto de mera propaganda comercial, ele o hibridiza, isto é, fragmenta sua autoridade pois incorpora nele o que tal  discurso nega: o olhar e os saberes do colonizado. A classificação do Shopping Primitivo nas categorias de arcaico, residual e emergente, torna-se problemática em razão da heterogeneidade do seu público. O estereótipo colonial das frutas tropicais e da “sensualidade bestial”, associado aos países periféricos, pode estar reverberando nas estratégias de comunicação do Shopping Primitivo.

Palavras-chave: comunicação, cultura, identidade.

Abstract: this paper analyses aspects of the cultural production, regional identity, communication and tourism in a popular restaurant. The Primitivo Shopping, placed in Itabuna city, at state Bahia’ south. The Shopping has local workers costumers and tourists, national and foreigners, costumers. Its communication strategy to tourists is based in a colonial discourse simulacrum Eurocentric. At do this, the colonial discourse becomes hybrid because it incorporates which denies: the colonized knowledge. Classifies Shopping as archaic, residual or emergent depends of the relation to local public or tourists. The stereotype of tropical fruits and “bestial sensuality”, associated to peripherical countries can be present in the communication strategies of the Primitivo Shopping.

Key words: culture, identity, communication.

Um olhar na cidade de Ilhéus: cultura, patrimônio e turismo

Por TOREZANI, Julianna Nascimento

Resumo

Elucida discutir conceitos de cultura, patrimônio e turismo, analisando a cidade de Ilhéus. Busca o estudo do patrimônio arquitetônico a partir dos valores históricos e culturais e sua interação com o turismo local, através de entrevistas, pesquisa bibliográfica e levantamento fotográfico. No primeiro momento, trata da cultura e dos conceitos de patrimônio histórico-cultural, memória coletiva, identidade e ações legais de preservação do patrimônio. No segundo momento, insere uma leitura histórica da cidade, desde o século XVI e analisa o turista-leitor, na ligação da literatura de Jorge Amado com o turismo. O turismo é abordado no terceiro momento, através dos conceitos de turismo cultural, por fim, relata a ligação do turismo com o patrimônio histórico-cultural e apresenta bens arquitetônicos que são os atrativos culturais da cidade. Através de conceitos e da análise da prática turística foi discutido o desenvolvimento desta atividade em Ilhéus e a preservação dos seus bens culturais imóveis.

Palavras-chave: Cultura - Ilhéus - Literatura - Patrimônio – Turismo.

Abstract

Elucidates to discuss concepts of culture, patrimony and tourism, analyzing the city of Ilhéus. Searches the study of the architectural patrimnony from historical and cultural values and its with the tourism place by of interview, bibliographer research and photographic survey. In the first moment, treat of the culture and in the concepts of historical-cultural patrimnony, collective memory, identity and legal cases of conservation of patrimony. In the second moment, inserts a historical reading of the city, since the XVI century and analyzes the tourist-reader, in the relationship of the literature of Jorge Amado with the tourism. The tourism approaches in the third moment, the concepts of cultural tourism, though relates the relationship in the tourism with the historical-cultural patrimony and presents architectural real estate that is the cultural attractive of city. About the concepts and the analyze of turistic experience was discuss the development in this activity in Ilhéus and a conservation of its cultural real estate.

Keywords: Culture - Ilhéus - Literature - Patrimony - Tourism.

©Copyright 2001/2005 - Revista Urutágua - revista acadêmica multidisciplinar
 Centro de Estudos Sobre Intolerância - Maurício Tragtenberg

Departamento de Ciências Sociais
Universidade Estadual de Maringá (UEM)
Av. Colombo, 5790 - Campus Universitário
87020-900 - Maringá/PR - Brasil - Email: rev-urutagua@uem.br 

Publicada em 03.12.04 - Última atualização: 19 agosto, 2005.