



































Por
que Urutágua?
O
Urutágua, também conhecido como Urutau e Mãe-da-lua,
é uma ave rara noturna da fauna paranaense e nacional. Seu canto triste
expressa, segundo a lenda, um lamento pela perda da amada. Mimética,
confunde-se com seu habitat, observa tudo à sua volta. Esta característica
explica o nome da revista. Contudo, seu objetivo é estimular a reflexão
para além da condição do
observador! |
|
| |
Shopping Primitivo: Um Estudo de Caso em Turismo e Identidade Regional
Por
MESQUITA FILHO, Odilon Pinto de |
Resumo:
Esse artigo analisa
aspectos da produção cultural e identidade regional, em um restaurante
popular, o Shopping Primitivo,
localizado na cidade de Itabuna, no sul da Bahia. O Shopping
atende a uma freguesia local, formada por trabalhadores que, diariamente,
buscam seu restaurante popular; e a uma freguesia de turistas, nacionais e
estrangeiros, que, principalmente nos meses de novembro a fevereiro,
passam de carro em frente à loja, para chegar às praias de Ilhéus,
Itacaré e Canavieiras.Sua
estratégia de comunicação com os turistas baseia-se na construção de
um simulacro do imaginário do discurso colonial eurocêntrico.
Entretanto, ao reafirmar esse discurso num contexto de mera propaganda
comercial, ele o hibridiza, isto é, fragmenta sua autoridade pois
incorpora nele o que tal discurso
nega: o olhar e os saberes do colonizado. A classificação do Shopping
Primitivo nas categorias de arcaico,
residual e emergente, torna-se problemática em razão da heterogeneidade do
seu público. O estereótipo colonial das frutas tropicais e da
“sensualidade bestial”, associado aos países periféricos, pode estar
reverberando nas estratégias de comunicação do Shopping
Primitivo.
Palavras-chave:
comunicação,
cultura, identidade.
Abstract:
this paper analyses aspects of the cultural production, regional identity,
communication and tourism in a popular restaurant. The Primitivo Shopping,
placed in Itabuna city, at state Bahia’ south. The Shopping has local
workers costumers and tourists, national and foreigners, costumers. Its
communication strategy to tourists is based in a colonial discourse
simulacrum Eurocentric. At do this, the colonial discourse becomes hybrid
because it incorporates which denies: the colonized knowledge. Classifies
Shopping as archaic, residual or emergent depends of the relation to local
public or tourists. The stereotype of tropical fruits and “bestial
sensuality”, associated to peripherical countries can be present in the
communication strategies of the Primitivo Shopping.
Key
words: culture,
identity, communication.
|
Um olhar na cidade de Ilhéus: cultura, patrimônio e turismo
Por
TOREZANI, Julianna Nascimento
|
Resumo
Elucida
discutir conceitos de cultura, patrimônio e turismo, analisando a cidade
de Ilhéus. Busca o estudo do patrimônio arquitetônico a partir dos
valores históricos e culturais e sua interação com o turismo local,
através de entrevistas, pesquisa bibliográfica e levantamento fotográfico.
No primeiro momento, trata da cultura e dos conceitos de patrimônio histórico-cultural,
memória coletiva, identidade e ações legais de preservação do patrimônio.
No segundo momento, insere uma leitura histórica da cidade, desde o século
XVI e analisa o turista-leitor, na ligação da literatura de Jorge Amado
com o turismo. O turismo é abordado no terceiro momento, através dos
conceitos de turismo cultural, por fim, relata a ligação do turismo com
o patrimônio histórico-cultural e apresenta bens arquitetônicos que são
os atrativos culturais da cidade. Através de conceitos e da análise da
prática turística foi discutido o desenvolvimento desta atividade em Ilhéus
e a preservação dos seus bens culturais imóveis.
Palavras-chave:
Cultura
- Ilhéus - Literatura - Patrimônio – Turismo.
Abstract
Elucidates
to discuss concepts of culture, patrimony and tourism, analyzing the city
of Ilhéus. Searches the study of the architectural patrimnony from
historical and cultural values and its with the tourism place by of
interview, bibliographer research and photographic survey. In the first
moment, treat of the culture and in the concepts of historical-cultural
patrimnony, collective memory, identity and legal cases of conservation of
patrimony. In the second moment, inserts a historical reading of the city,
since the XVI century and analyzes the tourist-reader, in the relationship
of the literature of Jorge Amado with the tourism. The tourism approaches
in the third moment, the concepts of cultural tourism, though relates the
relationship in the tourism with the historical-cultural patrimony and
presents architectural real estate that is the cultural attractive of
city. About the concepts and the analyze of turistic experience was
discuss the development in this activity in Ilhéus and a conservation of
its cultural real estate.
Keywords:
Culture
- Ilhéus - Literature - Patrimony - Tourism.
|

|