Histórico

Revista Acadêmica Multidisciplinar

Universidade Estadual de Maringá

Centro de Documentação Maurício Tragtenberg

Voltar Home Avançar

Ano I - Nº 02 - julho de 2001 - Bimensal - Maringá - PR - Brasil - ISSN 1519.6178

 

Por que Urutágua?

O Urutágua, também conhecido como Urutau e Mãe-da-lua, é uma ave rara noturna da fauna paranaense e nacional. Seu canto triste expressa, segundo a lenda, um lamento pela perda da amada. Mimética, confunde-se com seu habitat, observa tudo à sua volta. Esta sua característica determina a adoção do seu nome para a revista: somos observadores do meio ao qual estamos inseridos. Oxalá, possamos superar a mera condição de observador!

Por que a Revista Urutágua?

A Revista Urutágua, é uma proposta do Centro de Documentação Maurício Tragtenberg (DCS), pensada como um projeto coletivo que envolve graduandos, pós-graduandos, mestrandos, mestre, doutorandos, doutores, docentes e pesquisadores no ápice da carreira universitária e pessoas da comunidade externa à universidade.

A Revista Urutágua busca estimular, a pesquisa e a elaboração teórica, em especial dos que estão em seus primeiros passos na vida acadêmica. 

A Revista Urutágua procura se constituir num espaço necessário e específico que possibilite ao acadêmico e ao não-acadêmico refletir sobre as diferentes questões da realidade sócio-econômica, política, cultural e filosófica, publicar e divulgar sua produção teórica.

Além disso, trata-se de propiciar um espaço onde o livre pensar, sem qualquer estorvo ideológico, possa fluir e, com isto, contribuir para o debate democrático e pluralista sobre as questões pertinentes ao locus universitário e à sociedade.

A Revista Urutágua pauta-se pelo livre desenvolvimento e exposição das idéias, recusa o pensamento único e doutrinário e pretende constituir-se num fórum que privilegie a reflexão em lugar da reprodução.

A Revista UrutáguaRevista Acadêmica Multidisciplinar, favorece e fortalece o intercâmbio de idéias, projetos e pessoas, entre as diferentes áreas do conhecimento. 

Enquanto espaço de estímulo à criatividade e produção intelectual, aberta à contribuição democrática e pluralistas dos acadêmicos, docentes e a comunidade em geral, a Revista Urutágua, advoga a necessidade de substituir o egoísmo individualista pelo respeito mútuo, humildade intelectual e amor ao saber. Mais que fundamentos teóricos, precisamos de novos fundamentos éticos e de uma nova postura diante do conhecimento. 

* Antonio Ozaí da Silva - Editor-coordenador (CDMT-DCS/UEM)  

 

Contato:

Contador de acesso

Webmaster: Antonio Ozaí da Silva

Design: Antonio Ozaí da Silva e Juliana Ozaí da Silva

Última atualização: Sábado, 28 de Julho de 2001.